Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Mossoró, 07 de Dezembro de 2025

Resumo do Componente Curricular

Dados Gerais do Componente Curricular
Tipo do Componente Curricular: MÓDULO
Unidade Responsável: FE - POSEDUC - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (11.01.10.31)
Código: EDU0018
Nome: TEMAS TRANSVERSAIS EM CONTEXTOS LOCAIS
Carga Horária Teórica: 60 h.
Carga Horária Prática: 0 h.
Carga Horária de Ead: 0 h.
Carga Horária Total: 60 h.
Pré-Requisitos:
Co-Requisitos:
Equivalências:
Excluir da Avaliação Institucional: Não
Matriculável On-Line: Sim
Horário Flexível da Turma: Sim
Horário Flexível do Docente: Sim
Obrigatoriedade de Nota Final: Sim
Pode Criar Turma Sem Solicitação: Não
Necessita de Orientador: Não
Exige Horário: Sim
Permite CH Compartilhada: Não
Quantidade de Avaliações: 2
Ementa/Descrição: Origem e contexto da implementação dos temas transversais na legislação educacional brasileira; os Parâmetros Curriculares Nacionais/PCN e os temas transversais; a prática pedagógica e os temas transversais em contextos locais.
Referências: BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte (temas transversais). Brasília: MEC/SEF, 1997. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente e saúde (temas transversais). Brasília: MEC/SEF, 2001. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural e orientação sexual (temas transversais). Brasília: MEC/SEF, 2001. FERRERO, Elisabeth M.; HOLLAND, Joe. Carta da Terra: reflexões pela ação. Tradução: Roberto Cattani. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2004. INOUE, Ana Amélia; MIGLIORI, Regina de Fátima; D'AMBROSIO, Ubiratan. Temas transversais e educação em valores humanos. São Paulo: Peirópolis, 1999. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO; SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Salto para o futuro: reflexões sobre a educação no próximo milênio. Brasília, 1998. MORIN, Edgar. (Org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Tradução: Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001. MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução: Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. MUNDURUKU, Daniel. O banquete dos deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira. São Paulo: Editora Angra, 2000.

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