O egresso do curso de Licenciatura em Música da UERN será um professor de Música apto a atuar em escolas de Educação Básica, em diversos contextos de ensino e aprendizagem da música e espaços culturais com atividades de ensino informais e não-formais. Esse profissional será dotado de formação intelectual e cultural, crítica e competente em sua área de atuação, com capacidade criativa, reflexiva e transformadora, nas ações educacionais e culturais inerentes ao seu mercado de trabalho e ao mundo contemporâneo. Além da docência, o licenciado em música poderá exercer atividades como músico, pesquisador, agente-cultural e outras especificidades do campo.
Conforme os princípios gerais e objetivos do curso de Licenciatura em Música, na modalidade a distância, o professor licenciado em Música deverá possuir diversas competências e habilidades profissionais, com vistas a:
Desenvolver atividades musicais capazes de propiciar a aprendizagem musical, conforme a necessidade do contexto de atuação;
Promover a aprendizagem colaborativa, por meio da utilização de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) inerentes à educação musical;
Utilizar metodologias de ensino musical que promova o desenvolvimento e a sensibilidade artística nos educandos de múltiplos contextos e espaços culturais;
Identificar, manipular e articular os componentes básicos da linguagem sonora(sons, ritmos, gestos, texturas, expressões e outros elementos) demonstrando sensibilidade e capacidade pedagógica;
Ser capaz de promover a interdisciplinaridade, de forma a contemplar o conhecimento aplicado às temáticas sociais transversais do currículo escolar;
Articular os conhecimentos e práticas das atividades de pesquisa, ensino e extensão, integrando-os à linguagem artístico-musical;
Ter consciência crítica do seu papel social e político, sendo capaz de intervir efetivamente nas atividades artísticas contemporâneas, interagindo com as novas tecnologias da informação;
Conhecer e compreender a realidade em que está inserido, a ponto de conhecer as causas provadoras dos problemas por ele(a) vividos, sendo capaz de interferir decisivamente no processo de transformação social;
Promover a integração entre a prática pedagógica e as práticas interpretativas;
Elaborar roteiros e instruções para realização de projetos artísticos;
Estar preparado para a atividade docente, atuando em diferentes espaços culturais.