O Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), criado em 2013, oferece o Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE) e está vinculado ao Departamento de Educação do Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O CMAE é ofertado pela UERN, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), por meio de Acordo Formal de Cessão de Servidor, respeitando e articulando as normas internas do Regimento Geral de cada uma das instituições parceiras.
O PPGE atende egressos de cursos de licenciatura e, também, profissionais que atuam nos diferentes níveis e modalidades da educação básica e da educação superior (bacharéis, tecnólogos ou licenciados), com interesse nos processos de ensino e aprendizagem na educação básica.
O egresso do PPGE deve ter um perfil profissional que o possibilita compreender o processo ensino-aprendizagem e nele intervir, numa efetiva interação e articulação com as áreas do conhecimento e diferentes níveis e modalidades da Educação Básica. Na perspectiva de intervir nos estudos e nas práticas educativas, o egresso o fará mediado por novos referenciais teóricos e metodológicos voltados para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras do processo didático-pedagógico e para sua aplicação nas áreas das ciências, das humanidades e das linguagens.
Área de Concentração: Educação Básica
Congrega estudos, pesquisas e estratégias metodológicas inovadoras que visem à formação de recursos humanos para atuarem na área de Ensino, com foco na produção e análise de conhecimentos curriculares, no desenvolvimento e aplicação de conceitos e na disseminação de saberes que envolvam o processo de ensino-aprendizagem na Educação Básica e que atendam às demandas da sala de aula, assegurando a interação entre os diversos níveis e modalidades da Educação Básica, e entre esta e o Ensino Superior. Objetiva, ainda, atender à demanda de qualificação profissional da região para a Educação Básica, sobretudo na área do ensino de ciências exatas e ambientais, no ensino de línguas, na formação humanística mais ampla e na intervenção na realidade sociocultural por meio da elevação do nível científico-educacional.
LINHA 1 - Ensino, aprendizagem, práticas pedagógicas e formação de professores
Articula estudos e pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem na educação básica, considerando os fundamentos teórico-metodológicos, a elaboração de estratégias metodológicas, o desenvolvimento de abordagens de ensino e a formação de professores. Nesta linha, priorizam-se reflexões e investigações comprometidas com a melhoria da qualidade das práticas pedagógicas na educação básica, com foco na formação de professores, no planejamento pedagógico e metodologias de ensino inovadoras e inclusivas, na avaliação, no currículo e na incorporação de ferramentas tecnológicas ao ensino.
LINHA 2 - Processos formativos, metodologias de ensino e tecnologias educativas
Articula pesquisas e produtos educacionais que envolvam a construção de conhecimentos no âmbito dos processos formativos em espaços escolares e não escolares, estabelecendo relação entre teoria e prática, ênfase em pesquisas quanti-qualitativas e uso de tecnologias para fins pedagógicos. Focaliza metodologias de ensino e tecnologias educativas, visando a promoção de práticas inovadoras que atendam ao comprometimento com a melhoria da educação básica.
LINHA 1 - Ensino de Ciências Exatas e Naturais
Articula pesquisas e produtos educacionais envolvendo a problematização da pesquisa científica e metodologias que contribuam com a área do ensino de ciências exatas e naturais. Focaliza estratégias voltadas para resolução de situações problemas, aprendizagem significativa, construção de mapas conceituais, modelos de mudanças conceituais, priorizando as habilidades comunicativas de refletir, compreender, classificar, argumentar, descrever, justificar, dentre outras, com base nos conceitos e princípios da aprendizagem de ciências e na compreensão e explicação dos problemas de recursos naturais e ambientais da região do semiárido nordestino. Objetiva estimular a vivência de investigação dos problemas de ensino e aprendizagem na área em foco, assim como a reflexão das atividades em sala de aula, por meio de atitudes de curiosidade, desejo de experimentação, dúvidas e confronto de resultados.
LINHA 2 - Ensino de Ciências Humanas e Sociais
Articula pesquisas e produtos educacionais que envolvam a construção de saberes e competências no ensino da educação básica, mediante análise de fenômenos sociais, econômicos, políticos, históricos e culturais, estabelecendo uma relação entre teoria e prática nos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula de ciências humanas e sociais. Focaliza os processos identitários dos sujeitos envolvidos na problematização dos processos educacionais que caracterizam a sociedade e as particularidades da escola e da aprendizagem, seus espaços, a constituição do ser, explicação, compreensão e contradição das relações sociais e culturais. Discute estratégias metodológicas e novas abordagens de ensino de humanas e ciências sociais, com ênfase em pesquisas quanti-qualitativas e comprometimento com a melhoria da educação básica do semiárido nordestino.
LINHA 3 - Ensino de Línguas
Articula pesquisas e produtos educacionais que envolvem o ensino de línguas, verbal e não verbal, especificamente da leitura e da escrita do ponto de vista sociocognitivo e interacional, com foco no trabalho da sala de aula da educação básica e nas práticas de letramento na sociedade. Problematiza o ensino da produção textual oral, escrita e gestual, a constituição de discursos e as práticas de produção de sentidos, de leitura e interpretação nos processos de ensino e aprendizagem de línguas e literaturas. Abrange estudos referentes à didática e a metodologias de ensino de línguas e literaturas, considerando a funcionalidade da linguagem, verbal e não verbal, em seus diversos contextos de interação, valorizando a diversidade textual, nas práticas de produção oral e escrita, leitura e análise linguística.
O PPGE assume como missão a formação de pesquisadores e profissionais para lidar com os processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, sem perder de vista a atenção quanto à intervenção no contexto de ensino em seus espaços de atuação. Essa missão do programa está articulada à sua área de concentração, aos seus objetivos, em consonância com a modalidade acadêmica a qual se inscreve no documento da área (46) de Ensino. Por se tratar de um programa acadêmico em Ensino, o PPGE desempenha sua missão alinhada a esse documento da área que menciona “[...] os cursos de Mestrado e Doutorado acadêmicos têm a função de formar pesquisadores com vistas à produção de conhecimento sobre o ensino, que contribuam para o seu entendimento e para a busca de soluções para a realidade educacional brasileira” (Capes, 2019, p. 16).
Conforme expressa o Regimento do PPGE, o objetivo geral do programa é formar recursos humanos na área da pesquisa e do ensino, com interesse nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, sobretudo nas áreas de Ensino de Ciências Exatas e Naturais, de Ensino de Ciências Humanas e Sociais e de Ensino de Línguas, visando à melhoria no desempenho do professor em sala de aula, bem como o desenvolvimento de técnicas e produtos de aprendizagem. Esse objetivo geral se desdobra em três objetivos específicos: i) formar profissionais da Educação Básica e do Ensino Superior, nos processos de ensino e aprendizagem na Educação Básica, sobretudo nas áreas de Ensino de Ciências Exatas e Naturais, de Ciências Humanas e Sociais e de Ensino de Línguas, de modo a constituir-se em um centro formador de recursos humanos; ii) desenvolver pesquisas de relevância científica e educacional nas áreas de seu interesse; iii) Intervir na realidade sociocultural, contribuindo para elevar o nível científico e educacional em sua área de atuação.
Espera-se que, com a formação oferecida no PPGE, o mestre em ensino seja um profissional capaz de compreender o processo de ensino e aprendizagem e nele intervir de forma articulação com as áreas do conhecimento e diferentes níveis e modalidades da Educação Básica, sobretudo nas áreas de Ensino de Ciências Exatas e Naturais, de Ciências Humanas e Sociais e de Ensino de Línguas; seja capaz de desenvolver pesquisas com alunos da Educação Básica, ampliando a relevância científica e educacional do ato de pesquisar e, seja capaz de intervir nos estudos e nas práticas educativas, o egresso o fará mediado por novos referenciais teóricos e metodológicos voltados para o desenvolvimento de habilidades criativas e inovadoras do processo didático-pedagógico e para sua aplicação nas áreas das ciências exatas e naturais, das humanidades e das linguagens.
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento
Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento