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Apresentação

Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI 

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) possui como justificativa principal o aumento expressivo de matrículas de pessoas com deficiência na Educação Básica e Superior. Além disso, promove também estudos acerca das temáticas relacionadas com a diversidade humana. Por essa razão, implica em uma demanda de aprimoramento profissional dos professores em todo o território nacional, sendo uma formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).

O PROFEI é um curso de ensino híbrido com oferta simultânea nacional, constituído por uma Rede Nacional de Instituições de Ensino Superior que confere o título de Mestre/a em Educação Inclusiva.

O curso de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva tem como objetivo principal oferecer primordialmente formação continuada e em serviço para professores/as da rede pública de educação básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento de Estudantes Público Alvo da Educação Especial EPAEE) no contexto escolar, pomovendo situações de ensino e aprendizagens com vistas à inclusão desses estudantes.

Entre os objetivos específicos, estão:

  • Difundir o conceito de educação inclusiva, o que garante o direito de educação para todos; 

  • Conhecer e analisar os principais documentos legais e diretrizes que garantem o atendimento e a inclusão de EPAEE; 

  • Compreender o Projeto Pedagógico como elemento norteador das ações político-pedagógicas da escola inclusiva que se pretende;

  • Elaborar e desenvolver ações colaborativas na unidade escolar com o apoio do professor especializado, tendo como foco o Projeto Pedagógico inclusivo.

Perspectivas de evolução e tendências:

O movimento pela Educação Inclusiva tem ganhado força, uma vez que a legislação brasileira garante a matrícula de todos os alunos com deficiência em todos os níveis e modalidades de ensino. No entanto, para que esse direito seja estendido para além da matrícula, garantindo também a permanência e progressão de aprendizagens desses estudantes na escola, é necessário investir na formação de professores.

Assim, a proposta de formação do PROFEI esta articulada com a necessidade de que a escola crie uma cultura inclusiva, uma vez que a escola inclusiva não é feita de boas intenções, mas sim de ações concretas e planejadas. Neste mestrado, os profissionais envolvem-se em um projeto coletivo, que visa uma revitalização do espaço escolar como um todo, desde o espaço físico, a dinâmica e manejo de sala de aula, passando por currículo, metodologia e estratégias de ensino, formas e critérios de avaliação.

Finalmente, justifica-se a proposta diante da necessidade emergente de se estruturarem cursos em modalidades educacionais (virtuais e/ou semipresenciais) que possibilitem a formação continuada e em serviço dos educadores em uma perspectiva inclusiva. Diante do exposto, a oferta do curso de Mestrado Profissional visa primordialmente construir uma cultura inclusiva para que sejam aprimorados os conhecimentos técnicos, políticos, pedagógicos e científicos e trabalhar positivamente com as diferenças.

Texto adaptado da página: https://www.fct.unesp.br/#!/pos-graduacao/educacao-inclusiva/profei/


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