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O Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), nível de mestrado, foi recomendado pela CAPES em março de 2011 e implementado em abril do mesmo ano, tendo por MISSÃO acadêmica e científica a formação de pesquisadores em Educação para atuar no campo da investigação científica, do magistério, da inovação educacional e demais atividades relativas ao desenvolvimento de processos formativos em contextos locais. 

São objetivos do Programa:

I - formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa no campo da Educação, da gestão, da formação de professores, do currículo, das práticas educativas e das políticas educacionais em consonância com as demandas sociais;

II - desenvolver pesquisas centradas em objetos relacionados à área da Educação, focalizando os processos formativos que se desenvolvem na escola e em outros contextos de formação e de diversidades, tais como comunidades quilombolas, aldeias de pescadores, assentamentos de trabalhadores rurais, vilas, ruas, aldeias indígenas, sítios, praças, avenidas, feiras livres, dentre outros;

III - contribuir com a produção de conhecimento sistematizado sobre fenômenos educacionais, de modo que venha assegurar uma formação acadêmica capaz de elevar a qualidade dos serviços prestados pelos sistemas formais de ensino, pesquisa e gestão educacional, bem como pelas demais iniciativas de práticas educativas;

IV - incentivar o trabalho de investigação científica, visando o desenvolvimento e a divulgação de conhecimentos culturais e científicos na perspectiva de compreensão e de intervenção no contexto no qual se insere de forma a atender às demandas sociais, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional e local;

V -  estabelecer intercâmbios de cooperação com outras instituições educacionais em nível local, regional, nacional e internacional, que visem a contribuir para o estudo e a produção de conhecimento na área de Educação, buscando alternativas de solução das questões centrais relacionadas com diversas abordagens teóricas, essencialmente, para o ensino formal (escolar), mas também para iniciativas informais de formação humana.

O curso busca, assim, empreender um exercício de reflexão e de crítica sobre processos formativos que envolva os sujeitos nos espaços escolares e não-escolares, pensando numa inserção mais acurada desses sujeitos na realidade que os cerca e tomando como referência o fato de que essa realidade jamais estará desvinculada do legado cultural que os constitui enquanto sujeitos produtores históricos de sentido e de práticas sociais.

Ao realçar os Processos Formativos em Contextos Locais, o Programa está atento aos desafios educativos da contemporaneidade.


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Program Coordination

  • - ALLAN SOLANO SOUZA

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    E-mail: educacao@mestrado.uern.br

  • - JÚLIO RIBEIRO SOARES

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