Présentation

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) iniciou suas atividades em 10 de junho de 2008 e oferece os cursos de mestrado e de doutorado acadêmicos em Letras, ambos com Área de Concentração em “Estudos do Discurso e do Texto” e com três linhas de pesquisa: (i) Discurso, Memória e Identidade; (ii) Texto e Construção de Sentidos; e (iii) Texto Literário, Crítica e Cultura. O PPGL tem sua sede no Campus de Pau dos Ferros (CAPF), localizado na cidade de Pau dos Ferros, no Estado do Rio Grande do Norte (RN).

A UERN, IES responsável pelo PPGL, é uma universidade pública multicampi, com estruturas acadêmicas e administrativas em seis municípios do Rio Grande do Norte: Assu, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Em Mossoró, funciona a administração central da UERN, com reitoria, Pró-reitorias e órgãos complementares da gestão superior. A UERN atende a mais de 13.000 alunos de graduação e pós-graduação. No Campus de Pau dos Ferros, são ofertados regularmente nove cursos de graduação, quatro cursos de mestrado (Mestrado Acadêmico em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Mestrado Acadêmico em Ensino e Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido), um doutorado em Letras e um Doutorado Interinstitucional em Letras, tendo como instituição receptora, o Instituto Federal Sertão Pernambucano, além de cursos de especialização e de graduação, com ofertas especiais em programas como o do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e outros.

O PPGL foi pensado e teve sua proposta pedagógica elaborada ao longo de alguns anos, com ações sistemáticas e articuladas entre professores da UERN, de diferentes campi e departamentos. As reuniões de planejamento e elaboração da proposta ocorreram entre outubro de 2005 e maio de 2007, período em que foi preenchido o APCN e enviado à CAPES.

Com a oferta do curso de Mestrado e de Doutorado em Letras, o PPGL da UERN tem o objetivo de formar profissionais capazes de compreender as práticas discursivas em diferentes esferas da comunicação humana, construindo conhecimentos, numa perspectiva interdisciplinar, acerca da construção dos sentidos e da relação discurso e sociedade, discurso e texto. O perfil do egresso formado nesses cursos deverá ser, portanto, o de um profissional capaz de compreender como se dá a construção de sentidos em práticas e campos discursivos diversos, e que possa analisar a produção, a organização, e a circulação de discursos e de textos, considerando as suas condições sócio históricas de produção, bem como conceber o texto como objeto de ensino-aprendizagem da língua, podendo atuar na pesquisa, no ensino e na produção científica na área dos estudos da linguagem.

Adresse Alternative

Coordination du Programme