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Dissertações |
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LÍVIA KAROLINNY GOMES DE QUEIROZ
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OS SONS DO “BREGA” NA SALA DE AULA: Músicas e a construção de memórias sobre a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985)
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Orientador : ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉ BONSANTO DIAS
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EDMILSON ALVES MAIA JÚNIOR
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ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA
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Data: 14/01/2022
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O objeto de nossa pesquisa insere-se na discussão e reflexão sobre as potencialidades das músicas “bregas” no processo de compreensão histórica sobre a Ditadura Militar no Brasil, partindo das motivações utilizadas para aplicar censura a algumas composições. A censura estava ligada a questões de costumes e valores, o que é obsceno, enfim, além de algo remetido à moral; e também havia um olhar crítico para ideias consideradas tendenciosas. Nossa problemática era perceber como as formas de “repressão” também estavam presentes através do preconceito, exclusão social, desemprego denunciadas no repertório “brega”. Tivemos como objetivo principal, perceber e utilizar a música “brega” como um instrumento metodológico para a construção do conhecimento histórico, contribuindo para a reformulação de uma visão crítica sobre o período. Entendemos, assim, que a música é um objeto de reflexões para analisar aspectos de nossa sociedade, sejam eles políticos, econômicos ou sociais. Como metodologia seguimos os seguintes passos: realização de percurso teórico, discutindo aspectos do negacionismo e revisionismo, análise de documentos oficiais da “Censura” e destacamos como momento crucial o processo em que utilizamos a estratégia de pesquisa-ação Tripp (2005), Thiollent (2011) e aula-oficina de Barca (1999;2006). Dialogamos, em especial, com os seguintes teóricos: Araújo (2003), Napolitano (2002;2019;2021), Rüsen (2001;2010), Pinsky (2021), Silva (2017;2021). A experiência em sala de aula, através da utilização de músicas “bregas” como recurso didático, contribuiu de forma significativa nos debates e no processo de elaboração de conceitos, significados e compreensão acerca dos fatos históricos. E o papel do historiador é justamente estimular nos estudantes a capacidade de pensar, debater e construir – através das músicas, fontes e bibliografia – uma consciência crítica e política. Por fim, esperamos contribuir com o trabalho aqui proposto na ampliação de conhecimentos sobre o período ditatorial, além de dar maior visibilidade e importância a temas pouco estudados, como é o caso da junção música “brega” e ensino de história. E a partir de metodologias ativas, incentivar o protagonismo discente, desenvolvendo autonomia dos estudantes no processo de construção do conhecimento histórico.
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El objeto de nuestra investigación es parte de la discusión y reflexión sobre el potencial de la música brega en el proceso de comprensión histórica de la Dictadura Militar en Brasil, a partir de las motivaciones utilizadas para aplicar la censura a algunas composiciones. La censura estaba ligada a cuestiones de costumbres y valores, lo cual es obsceno, en suma, además de relegado a la moral; y también había una mirada crítica para las ideas consideradas tendenciosas. Nuestro problema era entender cómo las formas de “represión” también estaban presentes a través del prejuicio, la exclusión social, el paro denunciado en el repertorio “brega”. Nuestro principal objetivo fue comprender y utilizar la música brega como instrumento metodológico para la construcción del conocimiento histórico, contribuyendo a la reformulación de una mirada crítica de la época. Entendemos, por tanto, que la música es objeto de reflexión para analizar aspectos de nuestra sociedad, ya sean políticos, económicos o sociales. Como metodología, seguimos los siguientes pasos: recorrido teórico, discutiendo aspectos de negacionismo y revisionismo, análisis de documentos oficiales de la “Censura” y destacamos como momento crucial el proceso en el que utilizamos la estrategia de investigación-acción Tripp (2005 ), Thiollent (2011) y el “clasetaller” de Barça (1999; 2006). Dialogamos, en particular, con los siguientes teóricos: Araújo (2003), Napolitano (2002; 2019), Rüsen (2001; 2010), Pinsky (2021), Silva (2017; 2021). La experiencia en las clases, a través del uso de la música "brega" como recurso didáctico, contribuyó significativamente a los debates y al proceso de elaboración de conceptos, significados y comprensión de hechos históricos. Y el papel del historiador es precisamente estimular en los estudiantes la capacidad de pensar, debatir y construir - a través de la música, las fuentes y la bibliografía - una conciencia crítica y política. Finalmente, esperamos contribuir con el trabajo que aquí se propone en la expansión del conocimiento sobre el período dictatorial, además de dar mayor visibilidad e importancia a temas poco estudiados, como el caso de la combinación de música “brega” y enseñanza de la historia. Y desde metodologías activas, fomentar el protagonismo de los estudiantes, desarrollando la autonomía de los estudiantes en el proceso de construcción del conocimiento histórico.
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ABRAÃO CAMPOS DE OLIVEIRA
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A PANDEMIA E A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO ON-LINE: Políticas públicas e os Docentes de História no Ensino Remoto no Ceará (2020-2021)
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Orientador : ARYANA LIMA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ARYANA LIMA COSTA
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ISAÍDE BANDEIRA DA SILVA
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MARTA MARGARIDA ANDRADE LIMA
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Data: 05/04/2022
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RESUMO No início do ano de 2020 temos a confirmação dos primeiros casos da doença COVID-19 no Brasil. Chegava ao país a doença responsável por uma Pandemia que se alastrava pelo mundo e, em meados de setembro do mesmo ano já tínhamos mais de 100 mil mortos no Brasil, chegando a 500 mil em junho do ano seguinte. Com o objetivo de conter a doença se inicia o lockdown. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE) busca através da adoção de políticas públicas manter a escola presente na comunidade, assim são criados e-mails institucionais para toda a comunidade escolar: escola, gestores, professores e alunos, permitindo também a criação de espaços virtuais de aprendizagem utilizando as ferramentas do sistema Google for Education. Partindo então desta nova realidade apresentamos uma problematização acerca do debate teórico-metodológico em torno da apropriação da Educação a Distância e do surgimento do que passaria a ser chamado de Ensino Remoto, nos aprofundando da realidade da Educação Pública no Estado do Ceará, mais particularmente nas escolas de Fortaleza e tomando por referência os professores de História desta rede de Ensino. Com este objetivo trabalhamos com os conceitos de saberes docentes, presente no trabalho de Maurice Tardif, e de letramento digital, referenciado nos textos do inglês David Buckingham, a fim de refletirmos sobre os desafios que se impõe aos professores, bem como também o apontamento das escolhas feitas pelos docentes no que concerne à novas metodologias de ensino e da utilização de recursos digitais como ferramentas voltadas à educação. Para tal realizamos um levantamento de dados de e-mails recebidos pela Célula de Formação Programas e Projetos (CEFOP/SEFOR) que atuou como suporte à comunidade escolar, gestores, professores e alunos, na utilização de ferramentas disponibilizadas pela SEDUC, buscando discutir sobre quais foram os alcances dessas políticas públicas implantadas, bem como as barreiras e dificuldades encontradas. Também são apresentados dados quantitativos que nos permitem a construção de um panorama do ensino público estadual na capital, e por fim, através de pesquisa realizada via formulários online do Google Forms, nos possibilitaram a construção de um retrato da realidade dos docentes de História, refletindo sobre dificuldades e continuidades pós-Pandemia. Os resultados obtidos neste formulário nos permitiram a construção de um produto, um Manual Informativo, constando dos principais recursos indicados pelos professores como fundamentais para o Ensino Remoto.
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ABSTRACT At the beginning of 2020, we have the confirmation of the first cases of the COVID-19 disease in Brazil. The disease responsible for a pandemic that was spreading around the world arrived in the country and, in mid-September of the same year, we already had more than 100 thousand deaths in Brazil, reaching 500 thousand in June of the following year. In order to contain the disease, the lockdown begins. The Secretary of Education of the State of Ceará (SEDUC/CE) seeks through the adoption of public policies to keep the school present in the community, thus institutional emails are created for the entire school community: school, managers, teachers and students, also allowing the creation of virtual learning spaces using the tools of the Google for Education system. Starting from this new reality, we present a problematization about the theoretical-methodological debate around the appropriation of Distance Education and the emergence of what would be called Remote Teaching, deepening the reality of Public Education in the State of Ceará, more particularly in the schools in Fortaleza and taking as a reference the History teachers of this teaching network. With this objective, we work with the concepts of teaching knowledge, present in the work of Maurice Tardif, and of digital literacy, referenced in the texts of the English David Buckingham, in order to reflect on the challenges that are imposed on teachers, as well as the appointment of the choices made by teachers regarding new teaching methodologies and the use of digital resources as tools for education. To this end, we carried out a survey of data from e-mails received by the Célula de Formação Programas e Projetos (CEFOP/SEFOR) that acted as support to the school community, managers, teachers and students, in the use of tools made available by SEDUC, seeking to discuss about which were the scope of these public policies implemented, as well as the barriers and difficulties encountered. Quantitative data are also presented that allow us to build an overview of state public education in the capital, and finally, through research carried out via Google Forms online forms, allowed us to build a portrait of the reality of History teachers, reflecting on post-Pandemic difficulties and continuities. The results obtained in this form allowed us to build a product, an Information Manual, consisting of the main resources indicated by teachers as fundamental for Remote Teaching.
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JORGE LUIZ MAIA DE FREITAS
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Quebrando a História: A Ditadura Civil-Militar (1964-1985) na Narrativista Revisionista do Brasil Paralelo
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Orientador : CARLOS EDUARDO MARTINS TORCATO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉ BONSANTO DIAS
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CARLOS EDUARDO MARTINS TORCATO
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FRANCISCO FABIANO DE FREITAS MENDES
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Data: 14/04/2022
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Esta pesquisa se propõe a discutir as produções da empresa Brasil Paralelo referentes ao tema da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Através da análise dessas produções, pretendeu-se compreender como se dá a construção de suas narrativas em relação ao período assinalado, e quais os interesses econômicos, políticos e simbólicos por trás delas. Para isso, foi empreendido o debate teórico em torno do revisionismo, entendido aqui como a manipulação arbitrária de fontes históricas com o objetivo de construir uma narrativa hegemônica vinculada a um projeto político e à memória de grupos específicos, principalmente conservadores. Foram utilizados como fonte o livreto Entre Mitos e Verdades e o documentário 1964 – O Brasil Entre Armas e Livros, ambos do Brasil Paralelo. Analisou-se como essas fontes foram operacionalizadas para a construção da narrativa para, a partir daí, aferir as possíveis diferenças desse fazer historiográfico com o método da História enquanto ciência. Ao final, constatou-se que a narrativa do Brasil Paralelo despreza o método histórico e o conhecimento acumulado por essa disciplina, demonizando os professores e buscando substituí-los nas escolas e universidades. Para lidar com isso, foi proposto um projeto didático, que ensinasse aos alunos as bases da pesquisa histórica para, dessa forma, inibir a propagação de narrativas revisionistas no ambiente escolar.
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ABSTRACT This research proposes to discuss the productions of the company Brasil Paralelo referring to the Civil-Military Dictatorship (1964-1985). Through the analysis of these productions, it was intended to understand how the construction of their narratives takes place in relation to the indicated period, and what are the economic, political and symbolic interests behind them. For this, the theoretical debate around revisionism was undertaken, understood here as the arbitrary manipulation of historical sources with the objective of building a hegemonic narrative linked to a political project and the memory of specific groups, mainly conservatives. The booklet Entre Mitos e Verdades and the documentary 1964 – O Brasil Entre Armas e Livros, both from Brasil Paralelo, were used as sources. It was analyzed how these sources were operationalized for the construction of the narrative to, from there, assess the possible differences between this historiographical work and the method of History as a science. In the end, it was found that the narrative of Brasil Paralelo despises the historical method and the knowledge accumulated by this discipline, demonizing teachers and seeking to replace them in schools and universities. To deal with this, a didactic project was proposed, which would teach students the bases of historical research in order to inhibit the propagation of revisionist narratives in the school environment.
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JORGE LUIZ MAIA DE FREITAS
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Quebrando a História: A Ditadura Civil-Militar (1964-1985) na Narrativista Revisionista do Brasil Paralelo
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Orientador : CARLOS EDUARDO MARTINS TORCATO
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉ BONSANTO DIAS
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CARLOS EDUARDO MARTINS TORCATO
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FRANCISCO FABIANO DE FREITAS MENDES
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Data: 14/04/2022
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Esta pesquisa se propõe a discutir as produções da empresa Brasil Paralelo referentes ao tema da Ditadura Civil-Militar (1964-1985). Através da análise dessas produções, pretendeu-se compreender como se dá a construção de suas narrativas em relação ao período assinalado, e quais os interesses econômicos, políticos e simbólicos por trás delas. Para isso, foi empreendido o debate teórico em torno do revisionismo, entendido aqui como a manipulação arbitrária de fontes históricas com o objetivo de construir uma narrativa hegemônica vinculada a um projeto político e à memória de grupos específicos, principalmente conservadores. Foram utilizados como fonte o livreto Entre Mitos e Verdades e o documentário 1964 – O Brasil Entre Armas e Livros, ambos do Brasil Paralelo. Analisou-se como essas fontes foram operacionalizadas para a construção da narrativa para, a partir daí, aferir as possíveis diferenças desse fazer historiográfico com o método da História enquanto ciência. Ao final, constatou-se que a narrativa do Brasil Paralelo despreza o método histórico e o conhecimento acumulado por essa disciplina, demonizando os professores e buscando substituí-los nas escolas e universidades. Para lidar com isso, foi proposto um projeto didático, que ensinasse aos alunos as bases da pesquisa histórica para, dessa forma, inibir a propagação de narrativas revisionistas no ambiente escolar.
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ABSTRACT This research proposes to discuss the productions of the company Brasil Paralelo referring to the Civil-Military Dictatorship (1964-1985). Through the analysis of these productions, it was intended to understand how the construction of their narratives takes place in relation to the indicated period, and what are the economic, political and symbolic interests behind them. For this, the theoretical debate around revisionism was undertaken, understood here as the arbitrary manipulation of historical sources with the objective of building a hegemonic narrative linked to a political project and the memory of specific groups, mainly conservatives. The booklet Entre Mitos e Verdades and the documentary 1964 – O Brasil Entre Armas e Livros, both from Brasil Paralelo, were used as sources. It was analyzed how these sources were operationalized for the construction of the narrative to, from there, assess the possible differences between this historiographical work and the method of History as a science. In the end, it was found that the narrative of Brasil Paralelo despises the historical method and the knowledge accumulated by this discipline, demonizing teachers and seeking to replace them in schools and universities. To deal with this, a didactic project was proposed, which would teach students the bases of historical research in order to inhibit the propagation of revisionist narratives in the school environment.
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TAMARA SOARES MARQUES
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A HISTÓRIA EMBAIXO DA ESCADA: Ensino de história local e educação para as relações étnico-raciais por meio das narrativas sobre a escravidão no Museu Jaguaribano (Aracati/CE)
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Orientador : MARCILIO LIMA FALCÃO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARIA TELVIRA DA CONCEIÇAO
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Leonardo Cândido Rolim
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MARCILIO LIMA FALCÃO
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Data: 11/07/2022
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A presente pesquisa trata da relação entre o Ensino de História e o Ensino das Relações étnico-raciais por meio das narrativas presentes no Museu Jaguaribano, visto que o mesmo é compreendido como um espaço privilegiado de memória, retratando em parte de seu acervo, a trajetória dos negros escravizados no município de Aracati. Sabe-se que o museu é um espaço de aprendizagem no ensino de história, procurando refletir o Ensino dessas relações por meio das narrativas presentes no Museu Jaguaribano. A cidade de Aracati foi um importante centro cultural, econômico e político durante o período colonial, cujo passado glorioso é preservado até hoje nas memórias do referido museu. Levando em consideração a relação entre escola e museu, essa pesquisa busca compreender a importância educacional do museu como parte do processo de formação humana, levando em consideração as possibilidades diversificadas das aprendizagens no que concerne ao ensino das relações étnico-raciais através das narrativas presentes no Museu Jaguaribano sobre os negros escravizados, tendo como espaço de pesquisa a Escola de Ensino Médio Beni Carvalho localizada na cidade de Aracati/Ce. Trata-se de um estudo embasado na Metodologia da História Oral (entrevistas com professores, alunos e funcionários do Museu Jaguaribano), o uso de documentos, como: Livro de registro, fotografias, estatuto e diretrizes do Instituto do Museu Jaguaribano, bem como artigos, livros e dissertações sobre a temática a ser pesquisada. A pesquisa assenta sua relevância científica e acadêmica à medida que busca perscrutar as narrativas presentes no museu, levando em consideração como os negros escravizados são representados dentro da narrativa museal. Junto a essa análise, foi confeccionado um produto didático, um Guia de visitação ao museu, um Guia de atividades e um Manual de orientações que potencializem as possibilidades pedagógicas de uma visita ao mesmo, no sentido de promover reflexões sobre as temporalidades e espacialidades existentes em suas exposições. Ao final dessa dissertação, espera-se contribuir para uma educação antirracista, promovendo a construção da cidadania e da democracia, auxiliando na desconstrução do preconceito no espaço escolar.
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The present research deals of the relationship between the Teaching of History and the Teaching of Ethnic-racial relations through the narratives present in the Jaguaribano Museum, since the same is understood as a privileged space memory, portraying in part of its collection, the trajectory of black enslaved in the municipality of Aracati. It is known that the museum is a space for learning in the teaching of history, seeking to reflect the teaching of these relationships through narratives presents at the Jaguaribano Museum. The city Aracati was an important cultural, economic and political center during the colonial period, whose glorious past is preserved for this day in the memories of the mentioned museum. Taking into account the relationship between school and museum, This research seeks to understand the educational importance of the museum as a part of the process of human formation, taking into account how variety possibilities of learning with regard to teaching of ethnic-racial relations through the narratives present in the Jaguaribano Museum on enslaved blacks, having as a research space the Beni Carvalho High School located in the city of Aracati/Ce. This is a study based on the Oral History Methodology (interviews with teachers, students and employees of the Jaguaribano Museum), the use of documents, such as: Log book, photographs, statute and guidelines of the Institute of Jaguaribano Museum, as well as articles, books and dissertations about topic to be researched. The Research settles its scientific and academic relevance as it seeks to scrutinize the narratives present in the museum, scrutinize how narratives present in the museum, taking into account how the enslaved blacks within the museum narrative. Along to this analysis, a didactic product was created, a Visiting Guide to the Museum, an Activities Guide and a Manual of guidelines that enhance the pedagogical possibilities of a visit to it, in order to promote about the temporalities and spatialities existing in their exhibitions. End of this dissertation, it is expected to contribute to an anti-racist education, Promoting the construction of citizenship and democracy, helping in the deconstruction of prejudice in the school space.
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LUIZ LUCAS FONSECA NETO
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Cristianismo primitivo aos olhos de um historiador: As Representações presentes nos escritos dos Pais Apostólicos (90 – 150).
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Orientador : VALDECI DOS SANTOS JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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VALDECI DOS SANTOS JUNIOR
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ANDRÉ VICTOR CAVALCANTI SEAL DA CUNHA
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VALTAIR AFONSO MIRANDA
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Data: 17/08/2022
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Esta pesquisa aborda o Cristianismo primitivo dentro do campo da História Cultural buscando compreender as formas de compreensão de mundo dos primeiros cristãos mediante a análise dos escritos dos Pais Apostólicos, os documentos cristãos mais antigos depois do Novo Testamento. Inicialmente analisa-se as contribuições dos mundos helenístico, romano e judaico na formação e expansão da religião cristã. Posteriormente aborda-se as crenças e as ideias presentes no mundo mediterrâneo por ocasião do aparecimento e difusão do cristianismo. Tendo em vista que todo discurso pode ser constituído por representações que, ligada aos sujeitos sociais, expressam apreciações de mundo, fez-se, em seguida, a análise do corpo documental supracitado a fim de perceber as representações construídas por esses documentos a partir de categorias mais específicas desse grupo religioso – Deus, Cristo, Ressurreição, Igreja, Martírio, Mundo, ordem cosmológica e tempo. Por fim, para fazer a relação da pesquisa com o ensino de história, foi realizado um estudo de caso, no qual analisou-se a forma como os livros didáticos usados na Escola Estadual Alcides Wanderley – local de atuação do autor da pesquisa – abordaram o assunto do Cristianismo primitivo. Percebeu-se que todas as obras didáticas apresentaram uma sequência narrativa semelhante: surgimento e expansão do cristianismo, perseguição por parte do Império Romano e conquista da liberdade religiosa através do imperador Constantino. Essa abordagem privilegia uma história factual baseada no destaque de alguns acontecimentos e personagens principais, mas deixa de fora a percepção de mundo dos primeiros cristãos. A fim de superar essa lacuna, foi desenvolvida e aplicada uma Sequência Didática que uniu a sequência narrativa dos livros didáticos com a apresentação da visão de mundo dos cristãos primitivos mediante o uso de dois dos documentos analisados – O martírio de Policarpo e A Epístola à Diogneto.
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This research regards the primitive Chritianism within the field of Cultural Historical seeking to understand the way first Christians realized the world through the writings of the Apostolical Fathers, the ancient Christians documents after the New testament. Initially we will analyze the Hellenistic, Roman and Jewish´s World contributions in the construction and expansion of Christian´s religion. Subsequently, the beliefs and ideas present in the Mediterranean world at the time of the emergence and spread of Christianity are discussed. Bearing in mind that every discourse can be constituted by representations that, linked to social subjects, express appreciations of the world, the aforementioned documentary body was then analyzed in order to perceive the representations constructed by these documents from categories more specific to this religious group – God, Christ, Resurrection, Church, Martyrdom, World, cosmological order and time. Finally, in order to relate the research to the teaching of history, a case of study was carried out, in which the way how the didactic books were used at Escola Estadual Alcides Wanderley – the place where the author of the survey works – approached the subject of primitive´s Christianity. It was noticed that all the didactic works presented a similar narrative sequence: emergence and expansion of Christianity, persecution by the Roman Empire and conquest of religious freedom through Emperor Constantine. This approach privileges a factual story based on the highlight of some main events and characters, but leaves out the perception of the world adopted by the first Christians. In order to overcome this gap, a Didactic Sequence was developed and applied that linked the narrative sequence of textbooks with the presentation of the world view of early´s Christians through the use of two of the analyzed documents - The Martyrdom of Polycarp and The Epistle to Diognetus.
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GUSTAVO AUGUSTO DA SILVA CRUZ
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ÀS MARGENS DO GRANDE RIO: USOS DIDÁTICOS DO JORNAL O JAGUARIBE PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL
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Orientador : BRUNO BALBINO AIRES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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SAUL ESTEVAM FERNANDES
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BRUNO BALBINO AIRES DA COSTA
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MARCILIO LIMA FALCÃO
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Data: 02/09/2022
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O estudo da história local se configura como importante instrumento para a aprendizagem histórica, auxiliando e dinamizando o desenvolvimento da consciência dos educandos enquanto cidadãos locais. Na condição de professor da rede básica de ensino, percebi desafios no que tange a temática local, principalmente envolvendo a escassez de materiais didáticos para uso docente e discente. Nesse sentido, pensando em contribuir para um ensino de história mais significativo, humano e inteligível, a presente pesquisa tenciona responder a seguinte problemática: como empregar o jornal O Jaguaribe para o ensino da história local em sala de aula? Assim, o objetivo principal desta dissertação consiste em refletir sobre os usos didáticos do jornal O Jaguaribe, pensando a história local a partir dessa fonte jornalística produzida em Aracati em meados da década de 1930. Estruturei esta dissertação em três partes. No primeiro capítulo, reflito a respeito da instrumentalização de fontes históricas e história local no domínio escolar. Por conseguinte, abordo o jornal O Jaguaribe de uma perspectiva do ensino de história, versando sobre suas potencialidades didáticas. No segundo capítulo, objetivo historicizar o jornal O Jaguaribe. Esboçando brevemente a história da imprensa no Ceará e em Aracati, trato do contexto histórico em que o hebdomadário aracatiense surgiu, a fim de elucidar seu lugar de produção. No terceiro capítulo, apresento o Guia Didático de História Local nas páginas do jornal O Jaguaribe, desenvolvido a partir de minhas reflexões no decorrer do processo de escrita, propondo um material que considere os variados aspectos do jornal aracatiense investigado, contendo discussões que abrange o local, regional e nacional, servindo como suporte para professores e alunos do Ensino Médio.
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The study of local history is configured as an important instrument for historical learning, helping and stimulating the development of the awareness of students as local citizens. As a teacher in the basic education network, I noticed challenges regarding the local theme, mainly involving the scarcity of teaching materials for teaching and student use. In this sense, thinking about contributing to a more meaningful, human and intelligible history teaching, the present research intends to answer the following problem: how to use the newspaper O Jaguaribe to teach local history in the classroom? Thus, the main objective of this dissertation is to reflect on the didactic uses of the newspaper O Jaguaribe, thinking about local history from this journalistic source produced in Aracati in the mid-1930s. I structured this dissertation in three parts. In the first chapter, I reflect on the instrumentalization of historical sources and local history in the school domain. Therefore, I approach the newspaper O Jaguaribe from a history teaching perspective, dealing with its didactic potential. In the second chapter, I aim to historicize the newspaper O Jaguaribe. Briefly sketching the history of the press in Ceará and Aracati, I deal with the historical context in which the weekly Aracati appeared, in order to elucidate its place of production. In the third chapter, I present the Didactic Guide to Local History in the pages of the newspaper O Jaguaribe, developed from my reflections during the writing process, proposing a material that considers the various aspects of the investigated Aracatiense newspaper, containing discussions that cover the place , regionally and nationally, serving as support for high school teachers and students.
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VANESSA MARIA DE QUEIROZ FREITAS
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AO ABOIO DOS VAQUEIROS BRAVIOS”: ENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA NA FABRICAÇÃO E CIRCULAÇÃO DO PASSADO DE PAU DOS FERROS/RN
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Orientador : MARCILIO LIMA FALCÃO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCILIO LIMA FALCÃO
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Leonardo Cândido Rolim
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FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JÚNIOR
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Data: 06/12/2022
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Esta pesquisa apresenta como tema o uso do patrimônio cultural da cidade de Pau dos Ferros-RN e seus lugares de memória, como potenciais articuladores para o desenvolvimento do ensino de história local, quando utilizados de maneira contextualizada e permitindo a participação dos alunos diante da análise destes patrimônios. Contudo, objetiva-se problematizar a relação dos alunos e alunas da Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, em especial os que cursaram o ensino médio, especificamente a 3ª série, durante o ano de 2021, à cerca de suas percepções e compreensões sobre a cidade onde vivem. Neste sentido, visa-se a utilização de um jogo didático como ferramenta pedagógica para tornar este contato com o patrimônio local e a história de Pau dos Ferros-RN, a fim de inserir esta temática na prática do currículo escolar, buscando o protagonismo estudantil no processo de construção e desenvolvimento do ensino e da aprendizagem histórica.
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This research presents as its theme the use of the cultural heritage of the city of Pau dos Ferros- RN and its places of memory, as potential articulators for the development of local history teaching, when used in a contextualized way and allowing students to participate in the analysis. of these assets. However, the objective is to problematize the relationship of students of Escola Estadual Professora Maria Edilma de Freitas, especially those who attended high school, specifically the 3rd grade, during the year 2021, about their perceptions and understandings about the city where they live. In this sense, the aim is to use a didactic game as a pedagogical tool to make this contact with the local heritage and the history of Pau dos Ferros-RN, in order to insert this theme in the practice of the school curriculum, seeking student protagonism in the process of construction and development of historical teaching and learning.
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