Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ DA SILVA
DATA : 02/12/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Google Meeting - https://meet.google.com/qhu-krmi-buo
TÍTULO:

PROMOÇÃO DO EMPODERAMENTO COMUNITÁRIO E MELHORIA DO CONHECIMENTO SOBRE DOENÇA DE CHAGAS CRÔNICA: APLICAÇÃO DO MAIEC EM MUNICÍPIO DO RN


PALAVRAS-CHAVES:

Conhecimento, Doença de Chagas, Educação em Saúde, Enfermagem, Processo de Enfermagem, Diagnóstico de Enfermagem.

 


PÁGINAS: 110
RESUMO:

A doença de chagas permanece como uma das principais doenças tropicais
negligenciadas nas Américas. A literatura evidencia o desconhecimento populacional
sobre a patologia e a carência de estratégias educativas que promovam o
empoderamento e a liderança comunitária no controle da doença. Assim, o presente
estudo teve como objetivo geral realizar diagnósticos e intervenções de
Enfermagem, fundamentadas no MAIEC, para a promoção do empoderamento e
melhoria do conhecimento de uma comunidade rural sobre a Doença de Chagas
Crônica. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, quase-experimental e de
natureza quantitativa, do tipo pesquisa-ação. O estudo foi desenvolvido no município
de Caraúbas e nas zonas rurais. A população incluiu pessoas com doença de
chagas, atendidos no Ambulatório de Doença de Chagas da UERN, familiares,
profissionais e gestores da Secretaria Municipal de Saúde. A amostra final foi
composta por 50 participantes. A coleta de dados ocorreu em dois momentos (pré e
pós-intervenção), através da Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário e
do Questionário de Diagnóstico do Processo Comunitário do MAIEC. Foi realizado o
diagnóstico da problemática, identificando que os principais impasses na
comunidade estavam relacionados ao conhecimento, empoderamento e falta de
liderança comunitária. Com base nesses diagnósticos, intervenções foram
planejadas. Elas consistiram em um curso de capacitação on-line para profissionais
e gestores e um mutirão educativo presencial voltado a pacientes, familiares e a
comunidade da zona rural de Apanha Peixe. Os resultados revelaram predomínio de
participantes do sexo feminino (66%), residentes na zona rural (70%), com ensino
fundamental incompleto (34%). A análise comparativa entre os momentos pré e
pós-intervenção, realizada pelo teste de McNemar, evidenciou avanços significativos
em três variáveis centrais. O conhecimento sobre o que fazer ao encontrar o
barbeiro apresentou aumento expressivo de acertos, passando de 69,4% para
91,8% após a intervenção (p = 0,001), indicando melhora robusta na capacidade de
ação imediata frente ao vetor. De modo similar, o conhecimento sobre como ocorre
a transmissão da doença evoluiu de 16,7% para 50% de respostas corretas (p =
0,000). Houve melhora estatisticamente significativa na compreensão de que a
doença de chagas tem cura, com acertos aumentando de 49% para 67,3% (p =
0,049). Foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os deltas
de conhecimento segundo faixa etária, escolaridade e grupo de pertencimento
indicando que esses fatores influenciaram a magnitude do ganho cognitivo após a
intervenção. Além disso, o delta de conhecimento apresentou associação
significativa com variáveis específicas de domínio cognitivo. Os achados
demonstram que a intervenção implementada foi capaz de promover avanços
substanciais em componentes críticos do conhecimento sobre doença de chagas,
especialmente nos temas sobre manejo do barbeiro, dinâmica de transmissão e
possibilidade de cura. Além disso, o estudo revelou fragilidade na liderança e
organização comunitária, ausência de grupos estruturados e pouca articulação
intersetorial. Conclui-se que a aplicação do protocolo MAIEC mostrou-se uma
estratégia eficaz para mapear o conhecimento e fomentar o empoderamento
comunitário sobre a Doença de Chagas, favorecendo a corresponsabilidade no
cuidado e a integração entre serviços, profissionais e população.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 4902 - CLEBER DE MESQUITA ANDRADE
Interna - 4256 - ELLANY GURGEL COSME DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - LUCIANA PEDROSA LEAL - UFPE
Externa à Instituição - TERESA MADALENA KRAUS BRINCHEIRO HÜTTEL
Notícia cadastrada em: 01/12/2025 13:15
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