Banca de QUALIFICAÇÃO: IRANEIDE RAMOS DE MOURA

DISCENTE : IRANEIDE RAMOS DE MOURA
DATA : 21/08/2024
LOCAL: ONLINE, via meet UERN

LITERATURA E ENSINO: CONTOS DE ENCANTAMENTO DE LUÍS DA CÂMARA CASCUDO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

texto literário; leitura; conto.

O presente trabalho partiu do pressuposto de que ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno, pois além de ampliar seu repertório cultural, desenvolve seu pensamento crítico. No entanto, foi observado que os alunos, durante as práticas de leitura, apresentam dificuldades com a oralidade, escrita, compreensão, interpretação entre outras, que comprometem de forma significativa seu desenvolvimento educacional. Tendo em vista essas dificuldades, esse trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de leitura que promovam sua compreensão e estimulem a leitura de textos literários em sala de aula, tendo como base o gênero conto de Luís da Câmara Cascudo, o qual será trabalhado em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino do Rio Grande do Norte. A fundamentação teórica que embasa esse estudo está pautada nas teorias de Colomer (2007), Candido (1995), Rocco (1992), Paulo Freire (2006), entre outros. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo método científico adotado é a pesquisa-ação intervencionista, que visa analisar o efeito das oficinas de literatura na promoção de habilidades leitora e de engajamento dos participantes com a leitura.  A escolha por esse método se justifica por sua adequação para explorar e compreender as experiências subjetivas dos participantes através da observação das ações pedagógicas e da interação entre eles, permitindo uma compreensão aprofundada das motivações, desafios e satisfações encontradas ao se envolverem com a literatura. Espera-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir com alternativas didáticas que promovam uma formação leitora e maior engajamento dos alunos nas práticas de leitura.

Presidente - 5387 - MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA DANTAS MONTEIRO
Interna - 969.381.024-49 - FRANSELMA FERNANDES DE FIGUEIREDO - UFERSA