Banca de QUALIFICAÇÃO: LENORA LETICIA DE SOUSA LIMA

DISCENTE : LENORA LETICIA DE SOUSA LIMA
DATA : 17/10/2024
LOCAL: On-line

ENTRE O DIÁRIO, O SANTO E A PORCA: Leitura Literária e Registro da Subjetividade Leitora

Subjetividade leitora. Leitura literária. Diário de leitura.

No mundo moderno e globalizado, a leitura e a escrita ocupam um papel de destaque no acesso e na produção do conhecimento. Atrelada à leitura e à escrita, outra habilidade se faz indispensável: expressão da subjetividade leitora. Desenvolver essa habilidade se faz primordial para que o estudante construa o seu senso crítico, estabeleça percepções individuais e compreenda o mundo que o cerca. Sabendo disto, esta pesquisa tem como objetivo analisar a expressão da subjetividade leitora dos estudantes com a obra O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, por meio do diário de leitura em uma turma do Ensino Fundamental. Os pressupostos teóricos ancoramse no pensamento de autores como ROUXEL (2012 e 2013); PETIT (2006); COSSON (2006) entre outros autores que contribuíram significativamente para esta pesquisa. A metodologia deste trabalho se dá por meio de pesquisa interventiva, ligada à pesquisa-ação, com abordagem de natureza qualitativa. Para obtenção de dados, foram produzidos pelos estudantes um diário de leitura sobre a peça teatral O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna, com o intuito de identificar a subjetividade leitora por meio das opiniões e expectativas dos estudantes. Espera-se, com esta investigação, compreender a expressão da subjetividade leitora na escrita dos estudantes da turma do 7° ano do Ensino Fundamental para que, nesse sentido, a proposta de intervenção possa contribuir e influenciar positivamente no desenvolvimento desses alunos na sala de aula e na vida.

Presidente - 586.055.684-53 - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Interno - 3339 - WELLINGTON MEDEIROS DE ARAÚJO