ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O ENSINO DA ORALIDADE POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO PODCAST
Oralidade. Podcast. Ensino Fundamental ll.
A produção de textos orais nas salas de aulas do Ensino Básico ainda é um desafio na prática
docente, tendo em vista que o ensino da oralidade é pouco prestigiado nas aulas de língua
portuguesa, mesmo sendo um aspecto da língua imprescindível no desenvolvimento da
linguagem diante de ações sociointerativa. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa é
estimular a oralidade, por meio do gênero discursivo podcast, recorrendo a oficinas
pedagógicas, cuja aplicação se dará no 8º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho tem como
aporte teórico autores que discutem a oralidade, o ensino de Língua Portuguesa na
contemporaneidade e a perspectiva de gêneros discursivos, tais como Bakhtin (2011), Antunes
(2003), ARAÚJO 2021, Marcuschi (2010), além dos documentos oficiais, a exemplo da Base
Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa-
ação, de cunho qualitativo interpretativo. Para aplicação da pesquisa, serão ministradas
oficinas pedagógicas sequenciadas sobre o gênero discursivo em estudo, finalizando com a
produção de um Podcast. Espera-se com este trabalho contribuir para o ensino da oralidade,
tornando mais frequente a discussão de gêneros orais, aprimorando, assim, a linguagem dos
educandos no contexto escolar e, também, nas mais diversas práticas sociais.