LETRAMENTO LITERÁRIO EM VERSOS: OFICINAS COM POEMAS E A FORMAÇÃO DE LEITORES
Literatura, letramento Literário, Ensino, Professor Mediador, poemas.
O presente trabalho teve como propósito analisar práticas literárias no cânone do texto poético e suas contribuições na formação do leitor. O desejo de investigar o assunto veio da observação prática em sala de aula resultante da percepção de que esse gênero, a poesia, tem pouco espaço no cotidiano escolar e muitas vezes seu uso é limitado aos seus aspectos composicionais. Diante desse cenário e considerando a literatura direito de todos os alunos, trouxemos para o contexto da sala de aula o trabalho com oficinas literárias com poemas. Nessa perspectiva, além de Cosson (2009, 2011, 2014 , 2016) e Candido(2004), nossas ideias também dialogam com o que defendem Zilberman (1987,1998), Kleiman (1987,1995), Paulino (1998), Lajolo (2008), Martins(2004), Soares(2006), Pinheiro(2002, 2018) e alguns documentos oficiais, como, os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as Orientações Curriculares para o Ensino Fundamental no eixo leitura e formação do leitor ao deliberar sobre a importância da leitura como um todo e, sobretudo, no tocante ao letramento literário na escola. A estratégia metodológica do estudo é de natureza qualitativa com fundamentação nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-intervenção. Trata-se de uma pesquisa que possibilita aos pesquisadores condições de investigar suas práticas de uma forma crítica e reflexiva e como resultado a comprovação de que é possível poesia na sala de aula, para além de suas questões pragmáticas, culminando na produção de um caderno pedagógico com caminhos para um ensino significativo com poemas.