ARTICULANDO SABERES: OFICINAS DE LETRAMENTO FAMÍLIA E ESCOLA
letramento familiar, oficinas de letramento, formação leitora e escritora
Considerando que práticas de leitura e escrita ocorrem em diferentes espaços sociais e que o contexto familiar é um deles, além da necessidade da integração de ações voltadas para o estreitamento de laços entre família e escola, o presente trabalho tem por objetivo geral analisar a contribuição da relação entre letramento familiar e letramento escolar para o domínio da leitura e da escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Especificamente, buscou-se mapear práticas de letramento familiar de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e refletir sobre de que forma o trabalho com oficinas de letramento podem potencializar o letramento familiar e escolar. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa e caráter interventivo, fundamentada na Linguística Aplicada crítica, por meio da aplicação de três oficinas de letramento com uma turma do 9º ano de uma escola pública estadual localizada no município de Angicos/RN. A investigação ancora-se teoricamente nos estudos de letramento como prática social, a partir das contribuições de Street (2014), Barton e Hamilton (1998) e Kleiman (2008), bem como nas discussões sobre letramento familiar propostas por Phillips e Sample (2005). Os resultados preliminares indicam que as oficinas de letramento, ao valorizarem as vivências dos alunos em casa e promoverem atividades significativas de leitura e escrita, favoreceram uma maior aproximação entre escola e família, ampliaram o engajamento dos estudantes com a linguagem e fortaleceram sua percepção da leitura e da escrita como instrumentos de expressão, identidade e participação social.