LEITURA COMPREENSIVA: GÊNERO NOTÍCIA EM UMA TURMA DE 8º ANO
Leitura. Textos. Crítico-reflexivo. Gênero notícia.
A leitura é de grande importância para o desenvolvimento do indivíduo, em diferentes aspectos, dentre eles atuar na sociedade como ser pensante e de posse de um discurso crítico. Observamos diariamente que os estudantes do ensino Fundamental – Anos Finais, apresentam dificuldades em interpretação de textos e com isso dificulta a sua formação critico reflexiva dos conteúdos das diversas áreas de conhecimentos. Na escola o indivíduo deve encontrar a principal fonte de mediação entre o leitor e o autor, por meio dos textos trabalhados em sala de aula. Portanto, mediante os problemas de interpretação textual apresentados na sala de aula desenvolvemos esse estudo com o objetivo de investigar as dificuldades de compreensão leitora, por meio do trabalho didático com gênero discursivo notícia, em uma turma de 8º ano de uma escola da rede pública de ensino. Os fundamentos teóricos são advindos dos pressupostos defendidos por KOCH, 2009, ANTUNES 2003 e 2009, BRASIL, 2000 e 2018, Kleiman 1016 e 2022 entre outros. O corpus é composto por análise de um questionário semiestruturado e uma atividade diagnóstica de como se encontra a leitura critico-reflexiva dos indivíduos investigados, relacionando os com os autores estudados. A proposta de intervenção acontecerá por meio de oficinas visando um resultado positivo em relação ao leitor atuante na sociedade.