LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de ensino baseada em contos lygianos de suspense e mistério
Conto lygiano. Leitura. Letramento literário. Rildo Cosson. Sequência básica.
A leitura é uma das principais formas de engajamento do sujeito nas práticas
sociais, e para que isso ocorra de maneira eficaz, é necessário desenvolver
estratégias de compreensão voltadas para os diferentes gêneros. O leitor atua
como o elo fundamental entre o autor e o texto, sendo responsável por
aprimorar o pensamento crítico e reflexivo. Com base nessa premissa, o
objetivo desta pesquisa é analisar práticas de letramento literário mediadas por
contos de suspense e mistério, buscando desenvolver habilidades de
compreensão leitora em uma turma de 8º ano de uma escola pública de
Macau/RN. Os fundamentos teóricos se baseiam nos estudos de Cosson
(2006, 2014, 2021), Kleiman (2001), Lajolo (2008), e na obra da contista Lygia
Fagundes Telles (2009), entre outros especialistas da área.
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza
qualitativo-interpretativista, que será conduzida por meio de pesquisa-ação,
com o intuito de resolver situações-problema relacionadas ao letramento
literário no contexto escolar, através de uma intervenção nas aulas de Língua
Portuguesa. Para a coleta de dados, serão aplicados um questionário semi-
estruturado e quatro oficinas em formato de sequências básicas, pautadas no
gênero conto de suspense e mistério, como atividade de investigação. Espera-
se que, por meio desta pesquisa, seja possível mapear o processo de ensino-
aprendizagem em relação à leitura e interpretação textual na turma de 8º ano
do Ensino Fundamental, a fim de propor intervenções que otimizem esses
processos. Assim, acredita-se que a proposta apresentada contribuirá para o
desenvolvimento de habilidades críticas e interpretativas nos alunos,
promovendo um letramento literário mais efetivo e uma maior valorização da
leitura no ambiente escolar.