HIPERCONTOS E MULTILETRAMENTOS NA SALA DE AULA: letramento crítico e estratégias pedagógicas
práticas de leitura; Educação básica; hiperconto; multiletramentos; letramento crítico.
No contexto educacional atual, a questão do desempenho da leitura de nossos discentes é desafiadora. As várias avaliações externas nacionais e internacionais estão constantemente evidenciando esse fato, mas diagnosticar não implica necessariamente em intervenções eficientes quanto à situação do nível de desempenho leitor da educação brasileira. Frente a esse debate e considerando uma perspectiva social, em que o baixo desempenho de leitura impacta na cidadania de deveres e direitos dos estudantes brasileiros, é necessário intervir nesta questão dos desafios curriculares metodológicos e sociais da proficiência leitora. Nesse sentido, esta pesquisa-ação, fudamentada nos preceitos dos multiletramentos e do letramento crítico, tem como objeto de estudo/interventivo práticas de leitura do gênero discursivo hiperconto a fim de ampliar o letramento crítico e contribuir para o fortalecimento da construção cidadã dos jovens do ensino fundamental II da Educação Básica. Como objetivo geral, busca analisar práticas de leitura e de escrita com o gênero hiperconto em aula de Língua Portuguesa no 8º ano do Ensino Fundamental a partir dos multiletramentos e em uma perspectiva do letramento crítico. De modo mais específico, a investigação centra-se nos seguintes objetivos: discutir a implicação de um trabalho pedagógico com o gênero hiperconto fundamentado na pedagogia nos multiletramentos em uma perspectiva de letramento crítico e propor um recurso pedagógico sobre hiperconto na sala de aula, fomentando práticas de letramento crítico. Metodologicamente, é uma pesquisa de natureza qualitativa em uma abordagem de pesquisa-ação. A intervenção pedagógica tem como ponto de partida aplicação de um diagnóstico de fluência de leitura individual com os alunos da turma selecionada para participar da pesquisa. Em seguida ao diagnóstico de fluência de leitura, tem-se a oficina de leitura com gênero hiperconto e com a adaptação de contos sociais canônicos de domínio público para o gênero hiperconto. Preliminarmente, os resultados apontam a signficânccia de associar as práticas de multiletramentos e letramento crítico no contexto da Educação Básica, especificamente, no ensino ensino fundamental – anos finais. Como produto pedagógico, a investigação evidencia a elaboração de um caderno pedagógico e um blog com os hipercontos elaborados pelos discentes.