ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS VOLTADAS PARA O ENSINO DA ORALIDADE POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO PODCAST
Oralidade. Podcast. Ensino Fundamental ll.
Segundo Bakhtin (2011), todos os diversos campos da atividade humana estão
ligados ao uso da linguagem de formas tão diversas quanto os campos da atividade
humana e isso se dá de forma oral ou escrita. A produção de textos orais, nas salas
de aulas, ainda parece ser um desafio para o trabalho do professor, então sabendo
que o ensino da oralidade é pouco prestigiado nas aulas de língua portuguesa e até
em outras disciplinas, mesmo sendo um aspecto da língua que auxilia no
desenvolvimento da linguagem diante de ações socio-interativa, é que abre um
parêntese a ser preenchido. Como trabalhar gêneros textuais orais no universo da
sala de aula? O presente trabalho traz como objetivo um estudo sistematizado e
empírico nos moldes de quatro oficinas pedagógicas sobre como produzir o gênero
textual oral, culminando na produção de um Podcast, com aplicabilidade nas salas
de aula do 8º ano do Ensino Fundamental ll da rede pública de ensino. O trabalho
apresenta como suporte teórico os que defendem pressupostos acerca da oralidade
como aspecto importante a ser apreendido na escola, tais como: Bakhtin (2011);
Antunes (2003); Fávero (2012); Brasil (1998, 2000); Marcuschi (2010), entre outros.
Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa – ação de cunho dissertativo-
interpretativa. Para aplicação da pesquisa, foram ministradas oficinas pedagógicas
sequenciadas sobre o gênero textual em estudo, finalizando com a produção de um
Podcast final. A cada etapa de aplicação das oficinas foram analisadas as atividades
produzidas pelos alunos durante as aulas. Espera-se com este trabalho contribuir
para o ensino da oralidade, em gêneros textuais orais nas aulas de língua
portuguesa se tornar mais frequente e eficaz para o aprimoramento da linguagem
dos educandos.