Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO ALBER DA NOBREGA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTONIO ALBER DA NOBREGA NETO
DATA : 19/11/2025
HORA: 14:30
LOCAL: LOIA/PPGCC/UERN
TÍTULO:

OTIMIZAÇÃO DE ROTAS DE VEÍCULOS NA LOGÍSTICA REVERSA DE RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS COM COLETA FRACIONADA (SPLIT DELIVERY)


PALAVRAS-CHAVES:

Logística Reversa, Resíduos Eletroeletrônicos (REEE), Otimização de Rotas, Problema de Roteamento de Veículos (VRP), Coleta Fracionada (Split Delivery), CPLEX.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

A crescente geração de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) representa um desafio ambiental e logístico significativo em escala global. A gestão inadequada desses resíduos pode levar à contaminação do solo e da água, além do desperdício de materiais valiosos. A Logística Reversa (LR) surge como uma ferramenta estratégica para mitigar esses impactos, permitindo o retorno dos produtos pós-consumo à cadeia produtiva para reciclagem, remanufatura ou descarte ambientalmente adequado. No contexto brasileiro, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, impulsionando a implementação de sistemas de LR. Este trabalho aborda o problema de otimização de rotas de veículos na coleta de REEE, considerando a possibilidade de coleta fracionada (Split Delivery), onde a demanda de um ponto de coleta pode ser atendida por mais de um veículo. O objetivo é desenvolver um modelo matemático e uma abordagem de solução para o Problema de Roteamento de Veículos com Coleta Fracionada (Split Delivery Vehicle Routing Problem- (SDVRP) aplicado à logística reversa de REEE, visando minimizar os custos totais de transporte. A complexidade do problema, classificado como NP-difícil, justifica o uso de métodos exatos como o CPLEX para a obtenção de soluções ótimas em instâncias menores. Uma revisão aprofundada da literatura sobre logística reversa, gestão de REEE e problemas de roteamento de veículos fundamenta a pesquisa. O modelo proposto é implementado e validado por meio de um conjunto de experimentos computacionais com instâncias sintéticas utilizando o solver CPLEX, demonstrando a eficácia da abordagem e os potenciais ganhos econômicos e ambientais da implementação da coleta fracionada na logística reversa de REEE.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.595.104-** - FÁBIO FRANCISCO DA COSTA FONTES - UFERSA
Interno - 3405 - CARLOS HEITOR PEREIRA LIBERALINO
Interno - 8051 - DARIO JOSÉ ALOISE
Interno - 1934 - FRANCISCO CHAGAS DE LIMA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 21/11/2025 15:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern