Banca de QUALIFICAÇÃO: MÁRCIA PEREIRA DA SILVA FRANCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MÁRCIA PEREIRA DA SILVA FRANCA
DATA : 11/10/2024
LOCAL: Videoconfência

A VARIAÇÃO CONCEITUAL DO TERMO ARGUMENTAÇÃO: UM ESTUDO DO REPERTÓRIO TERMINOLÓGICO DA ÁREA

Variação conceitual. Argumentação. Terminologia. Terminografia. Dicionário especializado.

Esta tese investiga a variação conceitual do termo argumentação no contexto das Teorias da Argumentação, com base no repertório terminológico da área e apresenta a seguinte problemática: De que forma a variação conceitual do termo argumentação se manifesta no repertório terminológico das Teorias da Argumentação, com destaque para os preceitos norteadores da Terminologia e da Terminografia? O objetivo geral é analisar como os conceitos de argumentação são materializados no corpus da Argumentação (CORPARG), focando na diversidade de significados e interpretações. Os objetivos específicos sugerem: i) Averiguar como os conceitos atribuídos ao termo argumentação são materializados no CORPARG; ii) Analisar de que forma as diferentes perspectivas teóricas evidenciam aspectos da variação conceitual do termo argumentação no CORPARG; iii) verificar em que medida os termos presentes no CORPARG estabelecem conexão entre si; iv) Propor parâmetros de sistematização com a finalidade de textualizar a variação conceitual em um dicionário terminológico da área da Argumentação; A pesquisa recorre a abordagens da Terminologia, como a Teoria Comunicativa da Terminologia (TCT) e a Terminologia Textual (TT), para explorar as nuances conceituais. No campo teórico, a pesquisa se apoia em autores como Cabré (1993, 1999, 2001), Krieger e Finatto (2004), no que tange à Teoria Comunicativa da Terminologia; na Terminologia Textual, em Hoffmann (2015a. 2015b, 2015c, 2015d) e Kostina (2009); na interface entre os estudos da Argumentação e os da Terminologia, pautamo-nos em Lima (2017). que discutem aspectos fundamentais da Terminologia e/ou sua interface com os estudos da Argumentação. A análise busca identificar como os conceitos de argumentação se manifestam no CORPARG, considerando a conexão entre os termos e as perspectivas teóricas das diferentes abordagens. O estudo justifica-se pela necessidade de esclarecer como o conceito de argumentação é organizado em cada teoria, observando convergências, divergências e contribuições específicas. A pesquisa também pretende propor parâmetros para a textualização da variação conceitual em um dicionário terminológico da área da Argumentação. A investigação é considerada relevante por abordar a terminologia em uma área discursiva, o que é menos comum, e por enfocar a variação conceitual, oferecendo múltiplas possibilidades de análise. A tese sugere que compreender a variação conceitual do termo argumentação pode fortalecer a identidade do campo e facilitar o acesso a conceitos por pesquisadores, especialmente iniciantes. Finalmente, o trabalho defende a pertinência de um dicionário específico para a Argumentação, abordando as particularidades das teorias e a variação conceitual, além de destacar a importância do estudo terminológico na universidade para tornar o conhecimento especializado mais acessível. Percebemos que os conceitos se materializam no campo terminológico por meio da interconexão entre diferentes termos da área. Nesse aspecto, o entrelaçamento dos significados atribuídos a cada termo figura na estratégia de, por meio de outros significados, atribuir conceito ao termo argumentação. Essa dinâmica revela que o conceito de argumentação se manifesta apresentando formas distintas, não somente entre as teorias, mas também na mesma filiação teórica a que pertence.

Interno - 043.160.293-04 - ANTONIO LUCIANO PONTES - UERN
Presidente - 8071 - EDMAR PEIXOTO DE LIMA