Mátria livre: discurso, memória e resistência feminina na arte pictórica de Marcela Cantuária.
Discurso. Memória. Resistência. Mulher. Arte.
Objetivamos com este trabalho compreender a emergência de enunciados materializados em pinturas que figuram no conjunto “Mátria Livre” da artista Marcela Cantuária, preconizando as possibilidades de entrecruzamento com outros campos discursivos e com os acontecimentos históricos que os margeiam, como a Ditadura Militar e o processo de formação de uma nova direita brasileira que evoca, por sua vez, os anos sangrentos. Dessa forma, podemos estabelecer os sentidos e efeitos de verdade possibilitados pelas (in)visualidades que são objetos do nosso estudo. Pensaremos sobre a proposição de um canal de resistência e de visibilidade para os sujeitos – Mulheres - retidos nas malhas da memória, através dos entremeios de formas e cores do “léxico visual” utilizado. Intentamos com esse estudo possibilitar uma compreensão de tempos “passados” com vernizes de presente. O percurso metodológico que seguiremos para analisar os enunciados será fundamentada no aporte teórico desenvolvido por Michel Foucault, que se associa com a interação entre a dimensão arqueológica e genealógica. Entendemos essa lógica como uma abordagem analítica voltada para a investigação das condições históricas que possibilitam a emergência dos discursos em diferentes épocas. Este método não busca reconstruir a história linear de um saber, mas sim identificar as descontinuidades, rupturas e regularidades que o atravessa.