O desdobramento do eu em Primeiras e Terceiras Estórias de João Guimarães Rosa
Duplo. João Guimarães Rosa. Primeiras Estórias. Tutaméia: terceiras estórias.
A figuração do duplo é um tema recorrente na história e na cultura da humanidade, desde os mitos da criação do cosmo ao esfacelamento múltiplo da identidade na contemporaneidade. Entre estudiosos no assunto, observa-se, uma compreensão de que o duplo representa um movimento entre instâncias, envolvendo sentimentos de familiaridade e estranhamento, um traço amparado pelo sentido do que é antagônico e ou complementar. A figura do duplo tem sua origem remota e está presente no imaginário popular, e tem sido objeto de interesse de áreas diversas como a literatura, a filosofia e a psicanálise, por exemplo. Nessa linha de pensamento, nosso projeto de Tese tem como objetivo analisar o tema do desdobramento do eu na configuração das personagem de quatro contos de João Guimarães Rosa, a saber: “A menina de lá” e “O espelho” da coletânea Primeiras Estórias (1962), bem como “Se eu seria personagem” e “Palhaço da boca verde” da obra Tutaméia Terceiras Estórias (1967). Para tanto, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, utilizando uma abordagem crítico-comparativa do corpus escolhido. Em nossas hipóteses, a configuração do duplo nas narrativas selecionadas podem ser observadas na estrutura ficcional, tendo a figuração da personagem como elemento motor na ação narrativa. Na análise dos contos, pois,utilizaremos como referências teóricas norteadoras sobre o duploos postulados de Bravo (2000), Mello (2000), Lamas (2004) Rank (2014), Bargalló (1994), Cecilia (2011), Jourde y Tortonese (2005) entre outros. No que se refere aos Para o estudos da ficção de Rosa, consideramos significativas as concepções críticas de Fábio Lucas (1983), Alfredo Bosi(1975), Walnice Nogueira Galvão (2000), Irene Gilberto Simões (1988), Antonia Marly Moura da Silva (2010), entre outros.