O processo referencial anafórico e a orientação argumentativa em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - em 2023
Referenciação, Processo referencial anafórico, Argumentação, Redação do ENEM.
A presente pesquisa investiga como o processo referencial anafórico atua na orientação argumentativa em redações nota mil do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023. Neste estudo, assumimos como arcabouço teórico os pressupostos defendidos pela Linguística Textual, amparados nos estudos de Cavalcante et al. (2020; 2022), Marcuschi (2005; 2008), Koch, (2002; 2015) e pela Referenciação com base em Mondada (1994), Mondada e Dubois (2003), Koch (2016), Custódio Filho (2011), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014). Partimos da perspectiva de um diálogo com a Teoria da Argumentação no Discurso (Amossy, 2011), a fim de compreender de que modo as anáforas contribuem para a construção da argumentação nos textos. De forma específica pretendemos: (i) Identificar as estratégias de utilização do processo referencial anafórico em redações nota mil do ENEM 2023; (ii) Compreender a relação entre o processo referencial anafórico e a orientação argumentativa nas redações; e (iii) Descrever e analisar como o processo referencial anafórico constrói a orientação argumentativa nas redações. O corpus da pesquisa é composto por redações nota mil divulgadas pelo Inep, selecionadas com base em critérios de relevância e representatividade. A metodologia adotada é de caráter qualitativo e natureza interpretativa, centrando-se na análise das funções discursivas desempenhadas pelas anáforas diretas, indiretas e encapsuladoras no processo de construção da argumentação textual. Até o presente momento, a pesquisa encontra-se em andamento e, portanto, ainda não foram obtidos os resultados pretendidos. Esperamos, contudo, que os achados possam contribuir para os estudos sobre a interface entre referenciação e argumentação, ampliando as reflexões acerca do funcionamento da linguagem em práticas sociais de escrita, bem como oferecer subsídios para o ensino de produção textual em contextos escolares.