Avaliatividade da Linguística Sistêmico-Funcional em textos literários: os recursos de atitude em romances da literatura negra feminina
Linguística Sistêmico-Funcional. Sistema de avaliatividade. Subsistema de atitude. Literatura feminina negra. Discurso literário.
Esta pesquisa, situada na área de Linguística Sistêmico-Funcional, aborda uma visão acerca dos sentidos construídos a partir dos recursos léxico-gramaticais do subsistema de atitude, presente no Sistema de Avaliatividade. Como objetivo geral, optamos por analisar os recursos léxico-gramaticais do subsistema de atitude, na construção dos sentidos no discurso literário em romances da literatura feminina negra. A respeito da metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativista, que adota a perspectiva sistêmico- complexa (MENDES, 2018). Quanto ao corpus, selecionamos 02 (dois) romances da literatura feminina negra, sendo os mesmos: Úrsula, da escritora maranhense Maria Firmina dos Reis, e Ponciá Vicêncio, da escritora mineira Maria da Conceição Evaristo. Para atingirmos o objetivo pretendido, adotamos os pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, tendo em vista a abordagem, desenvolvida nessa área, acerca do sistema linguístico como um potencial de significação que, instanciado em unidades semânticas, contextualizadas em uma situação concreta, constituem textos. De maneira particular, embasamos a discussão teórica da pesquisa nos postulados de Halliday e Matthiessen (2014), Martin e Rose (2003), Martin e White (2005), Mendes (2018) e Vian Júnior (2010). Dentre os postulados teóricos da Linguística Sistêmico-Funcional, selecionamos o Sistema de Avaliatividade, responsável por expressar as maneiras como tecemos nossas avaliações sobre as pessoas, coisas, fenômenos ou acontecimentos no mundo ao nosso redor. Esse sistema é dividido entre 03 (três) subsistemas: atitude, engajamento e gradação. O primeiro foi o escolhido para embasar o processo analítico a ser desenvolvido nessa pesquisa. Os recursos léxico-gramaticais presentes nele se dividem em: afeto, apreciação e julgamento. Inicialmente, propomos uma questão norteadora: Quais recursos léxico-gramaticais do subsistema de atitude contribuem pare construção dos sentidos no discurso Literário em romances da literatura feminina negra. Após a análise, observamos que dentre esses recursos, os mais recorrentes foram processos verbais, atributos, epítetos, complexos oracionais, orações e adjuntos. Já os sentidos construídos a partir desses contribuem para a construção de um projeto discursivo, no âmbito da literatura feminina negra, como um instrumento de denúncia de injustiças sociais e estratégia de resistências literária, política e ética.