Banca de DEFESA: CRISLAINNY DAYANNY DE OLIVEIRA DANTAS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLAINNY DAYANNY DE OLIVEIRA DANTAS
DATA : 13/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconfência
TÍTULO:

ENTRE ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS E VONTADES DE VERDADE EM DISCURSOS MIDIÁTICOS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO: “QUEM CONHECE (DES) APROVA!”


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Novo Ensino Médio. Mídia. Biopolítica. Vontade de verdade.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Nos últimos anos, o Ensino Médio brasileiro tornou-se palco de grandes embates e discussões acerca de sua reforma, sancionada através da Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996) e instituiu mudanças na estrutura curricular dessa etapa escolar. Em vista disso, na irrupção do acontecimento discursivo houve uma imensa reverberação discursiva sobre a temática no meio midiático, impulsionando a emergência de posicionamentos diversos, contrários ou favoráveis à medida. Partindo do exposto, o objeto de estudo deste trabalho são os discursos midiáticos em torno do Novo Ensino Médio. Desse modo, nosso objetivo geral é analisar discursos sobre o Novo Ensino Médio, enquanto um acontecimento, permeado por estratégias biopolíticas, interesses neoliberais e movimentos de resistência, mobilizando sentidos articulados ao enunciado “Novo Ensino Médio, quem conhece aprova!”, em formações discursivas midiáticas. Para tanto, nos ancoramos teoricamente na Análise do Discurso, especificamente nos Estudos Discursivos Foucaultianos, uma vez que nos embasamos em seus conceitos, tais como: discurso, sujeito, enunciado, formação discursiva, arquivo, saber, poder, resistência, biopoder, biopolítica, governamentalidade e neoliberalismo. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, de natureza qualitativa, através do método arqueogenealógico. Para o corpus selecionamos 13 materialidades discursivas que circularam no âmbito midiático, em posicionamentos contra ou a favor da reforma do NEM. Os resultados das análises apontam que os discursos sobre a Reforma do Ensino Médio são marcados por uma série de posicionamentos díspares, resultantes das vontades de verdade que as sustentam. Dessa forma, podemos observar, se por um lado, os sujeitos são de acordo e manifestam-se favoráveis à situação, por outro, surgem os que resistem às mudanças, propalando dizeres contrários. Não obstante dessas percepções, as investigações também nos possibilitaram compreender como o governo da população se dá através de estratégias que atua por meio da biopolítica, utilizando de técnicas e procedimentos específicos para regular e disciplinar os sujeitos, ao mesmo passo que essas técnicas estão alinhadas aos interesses neoliberais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA
Externo à Instituição - JOSÉ DOMINGOS - UEPB
Presidente - 5364 - MARIA ELIZA FREITAS DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 06/09/2024 14:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern