Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA DIÓGENES DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PATRÍCIA DIÓGENES DE MELO
DATA : 16/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

A governamentalidade neoliberal e as estratégias de resistência em posicionamentos discursivos sobre o projeto de vida do novo ensino médio 


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Governamentalidade neoliberal. Resistência. Novo Ensino Médio. Resistência. 

 


PÁGINAS: 121
RESUMO:

O ensino médio brasileiro tem sido alvo de inúmeras discussões nos últimos anos, especialmente com a publicação da Lei n.º 13.415/2017, que estabelece o Novo Ensino Médio (NEM), visando preparar os jovens para o mundo do trabalho e para a vida e permitindo que escolham as áreas de interesse para aprofundarem seus conhecimentos. Além do que, acrescentou o Art. 35 - A à Lei n.º: 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), estabelecendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a responsável por definir os direitos e objetivos de aprendizagem nessa etapa de ensino. Em tal contexto, destacamos o Projeto de Vida (PV), que se configura como uma estratégia para que os estudantes possam refletir e agir sobre diversos aspectos da vida pessoal, cidadã e profissional, por meio de atividades e vivências diversas. Dessa forma, a presente tese tem como objetivo analisar o funcionamento da governamentalidade neoliberal e as estratégias de resistência em posicionamentos discursivos construídos sobre o Projeto de Vida. Para fins de metodologia, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental, de cunho descritivo-interpretativa, fundamentada no método arqueogenealógico de Michel Foucault. O embasamento teórico do estudo baseia-se, essencialmente, em Foucault (1987; 1995; 1996; 2002; 2004; 2005; 2006; 2007; 2008a; 2008b; 2010), complementado por autores como Dardot e Laval (2016), Laval (2004), Damon (2009), além de Deleuze (1992; 1998; 2000; 2017), Gregolin (2016), Revel (2005), Sandel (2020) e Veiga-Neto (2006; 2007), dentre outros. O corpus da pesquisa inclui documentos legais e pedagógicos, discursos produzidos nas mídias digitais, bem como coleções didáticas, todos relacionados à temática do Projeto de vida, proposto pela reforma do ensino médio. Segundo as análises das materialidades discursivas empreendidas até o momento, os discursos oficiais propagam a ideia de que o PV é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes, contudo os enunciados dos discursos de resistência, presentes nas mídias digitais, apontam que a disciplina é percebida como irrelevante, mal conduzida e desconectada da vivência dos alunos, evidenciando o modo pelo qual a racionalidade neoliberal governa o campo educacional, formando jovens para atender, apenas, aos anseios mercadológicos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA
Externa ao Programa - 12262 - LUCIANA FERNANDES NERY
Externa à Instituição - MARIA REGINA MOMESSO - UNESP
Notícia cadastrada em: 16/09/2024 10:07
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