Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA EDUARDA DIÓGENES DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EDUARDA DIÓGENES DE ARAUJO
DATA : 04/10/2024
HORA: 08:00
LOCAL: Videoconfência
TÍTULO:

O conto Barba-azul em três versões: uma análise Sistêmico-Funcional de gênero sob a ótica da Pedagogia de Gêneros da Escola de Sydney


PALAVRAS-CHAVES:

Estórias, Gênero narrativa, Escola de Sydney, Linguística Sistêmico-Funcional.


PÁGINAS: 83
RESUMO:

Os contos de fadas, embora antigos, permanecem relevantes na sociedade até os dias atuais. Esses textos são utilizados em diferentes âmbitos sociais, incluindo o contexto escolar. Repletos de mistérios e elementos mágicos, os contos de fadas são textos discutidos por diversas áreas, desde a psicologia até a linguística. Estudiosos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), como Martin e Rose (2008), dedicaram-se aos estudos dos contos de fadas e identificaram que esses textos formam uma grande família de gêneros denominada estórias, composta por cinco gêneros: narrativa, exemplum, relato, episódio e notícia. Partindo dessa discussão, o principal objetivo desta pesquisa é analisar três textos que compartilham o propósito geral de envolver/entreter leitores e ouvintes: o clássico literário “O BarbaAzul” em sua versão original, de Charles Perrault (2013), a versão de Clarissa Pinkola Estés (2018) e a versão infantil de Ruth Rocha (2010). Para atingir esse propósito, a pesquisa possui objetivos específicos: descrever elementos do contexto de cultura e as variáveis do contexto de situação para a compreensão das especificidades de cada texto; analisar as realizações linguísticas de gênero da família das estórias com base no subsistema ATITUDE do sistema semântico-discursivo de AVALIATIVIDADE; caracterizar os gêneros da família das estórias instanciados nos três textos selecionados; identificar o propósito específicodos textos por meio da descrição da Estrutura Esquemática de Gênero (EEG) – composta por etapas e fases dos textos. A pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, partindo da noção de gênero textual sob perspectiva da pedagogia de gêneros da Escola de Sydney (Martin e Rose, 2008; Christie e Derewianka, 2008). Os textos são analisados a partir do subsistema ATITUDE do sistema semânticodiscursivo de AVALIATIVIDADE (Martin e White, 2005). Para tanto, também são considerados os postulados teóricos da LSF (Halliday e Matthiessen, 2004, 2014). O corpus é constituído por três versões do conto “O Barba-Azul” e a análise evidenciou que os textos compartilham o propósito específico de resolver uma complicação, instanciando, portanto, o gênero narrativa, sendo uma narrativa contata em versos. A identificação da EEG permitiu constatar que a categoria afeto do subsistema ATITUDE é sobressalente na versão infantil de “O Barba-Azul”, uma vez que visa o apelo emocional para que as crianças possam se conectar com a estória por meio das emoções. No que diz respeito às fases das estórias, identificamos que a fase solução divide-se em duas categorias: solução temporária e solução final/definitiva. A análise do contexto de situação e do contexto de cultura contribuiu para entender as especificidades de cada texto e as influências do meio social que os contos de fadas carregam


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 11328 - FRANCISCO ROBERTO DA SILVA SANTOS
Externo à Instituição - JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA - UECE
Presidente - 6119 - WELLINGTON VIEIRA MENDES
Notícia cadastrada em: 03/10/2024 18:12
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