As Relações Lógico-Semânticas de Expansão (Elaboração e Extensão) em Textos Académicos de PE e PB
Complexo Oracional. Relações Lógico-Semânticas. Expansão. Elaboração. Extensão. Português Europeu. Português Brasileiro.
As relações estabelecidas no texto, assim como os elementos que servem para o conectar, desenvolvem-se através de um processo linguístico que articula eventos e fenómenos por meio de processos lógicos, sintáticos, semânticos, discursivos, pragmáticos, entre outros. As diversas teorias relacionadas com o texto tentam explicar as relações estabelecidas entre as pequenas porções de textos (frases e orações) e as porções maiores (complexos oracionais, parágrafos e o discurso). Esta tese tem como objetivo analisar como se estruturam as relações lógico-semânticas de Expansão (Elaboração e Extensão) explícita e implícita entre os complexos oracionais, em textos académicos (dissertações e teses) da área de Letras, escritos em Português Brasileiro (PB) e Português Europeu (PE). Para atingir esse objetivo: (i) descrevem-se as relações lógico-semânticas de Expansão mais ou menos recorrentes em textos académicos a partir de marcadores de junção explícitos e implícitos (entre complexos oracionais); (ii) explicam-se os fatores que influenciam a escolha de conectores explícitos ou implícitos entre os complexos oracionais; (iii) demonstram-se os fatores convergentes e divergentes em textos académicos de PE e PB, quanto às relações lógico-semânticas de Expansão. Esta investigação adota os pressupostos definidos pela Linguística Sistémico-Funcional (LSF) e pelo sistema discursivo proposto por Halliday e Matthiessen (2004), bem como pelos diversos trabalhos que são derivados dos mesmos. Analisa-se um corpora composto por dissertações e teses de alunos da área de Letras em PE e PB através da ferramenta WordSmith Tools (Scott, 2012). Os dados obtidos indicam que a Expansão por Extensão é a que existe em maior quantidade nos textos de pós-graduação do PE e PB. Para além disto, os marcadores explícitos e implícitos entre os complexos oracionais são mais recorrentes nas Expansões por Extensão. Logo, os dados parecem indicar um maior uso de relações oracionais nos textos escritos em PE, o que pode ser um indício de que as relações que são mantidas pelos marcadores adquirem mais funções devido aos textos serem mais claros e objetivos e cumprirem mais as normas do uso da língua. Em contraste, o uso do PB é mais fluído, subjetivo e dinâmico, afastando-se das normas pré-estabelecidas. Todavia, esse facto não indica um desconhecimento da língua, mas antes um uso mais coloquial e menos atento às questões sintáticas. A tese permite compreender como o uso de uma língua pode ter influência direta nas relações que são estabelecidas no texto.