Banca de QUALIFICAÇÃO: NATÁLIA VENÂNCIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA VENÂNCIO DA SILVA
DATA : 03/10/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala / Videoconferência – Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DOS PONTOS DE VISTA E DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA EM TECNODISCURSOS MOTIVACIONAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Análise Textual dos Discursos. Pontos de Vista. Responsabilidade Enunciativa. Discursos motivacionais. Tecnodiscursos.


PÁGINAS: 99
RESUMO:

O presente estudo se volta para os tecnodiscursos motivacionais socializados em posts (foto/vídeo + legenda) na plataforma social digital Instagram. Assim, o objetivo geral é analisar, textual e discursivamente, os pontos de vista e a responsabilidade enunciativa em posts motivacionais da rede social digital Instagram. Como objetivos específicos, temos: i) identificar e descrever os pontos de vista, bem como os movimentos de (não) assunção do conteúdo proposicional, em discursos motivacionais expressos em posts na rede social digital Instagram; ii) analisar as posturas enunciativas dos locutores-enunciadores quanto aos pontos de vista imputados a outem, considerando a formação sociodiscursiva que os regula; e iii) interpretar os sentidos suscitados pelos discursos motivacionais expressos no Instagram. Alicerçamo-nos teoricamente nos postulados da Análise Textual dos Discursos (ATD), com base em Adam (2011; 2019; 2022; 2023) e outros autores. Dedicamos ênfase ao nível 7 de análise textual, que diz respeito à responsabilidade enunciativa. Esse fenômeno, intrinsecamente ligado à teoria do ponto de vista, e que nos permite também a análise das posturas enunciativas, é retomado a partir dos estudos de Rabatel (2013; 2016a; 2016b; 2021) e outros autores. Além disso, apresentamos uma discussão a respeito dos tecnodiscursos e das interações digitais, a partir de Paveau (2015; 2022), Barton e Lee (2015), Muniz-Lima (2024) e outros autores. A respeito da motivação enquanto estado subjetivo e enquanto discurso, nos ancoramos nos estudos de autores como Maslow (1970), Reeve (2019), e Maingueneau (2013). Assumimos a noção de compósito de gêneros quanto à organização dos discursos na plataforma social digital Instagram, com base em estudos como o de Lima-Neto e Carvalho (2015). Quanto à caracterização metodológica da pesquisa, adotamos a abordagem qualitativa (Teixeira, 2008; Paiva, 2019, Bodgan; Biklen, 1999), de natureza descritivo-documental (Gil, 2002; Lakatos; Markoni, 2003) e método misto – dedutivo e indutivo – (Moraes, 2003). Nossa análise evidenciou, até o presente momento, a expressão de PDV motivacionais voltados para a possibilidade de autorrealização em diversos âmbitos da vida a partir de tomadas de atitude do próprio sujeito. Houve assunção da RE pelos PDV expressos por meio de categorias como índices de pessoa e modalidades, e de imputação da RE por meio de categorias como os diferentes tipos de representação da fala e indicações de quadros mediadores. Quanto às posturas enunciativas, notamos a de co-enunciação, que sugere o uso de argumentos de autoridade, e de super-enunciação, que sugere a ressignificação de PDV amplos para a motivação em determinada área da vida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7981 - ROSÂNGELA ALVES DOS SANTOS BERNARDINO
Interno - 5400 - JOSÉ CEZINALDO ROCHA BESSA
Interna - 6063 - ROSA LEITE DA COSTA
Externo ao Programa - 12254 - JORGE LUIS QUEIROZ CARVALHO
Notícia cadastrada em: 02/10/2024 21:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern