Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ HENRIQUE RODRIGUES E SILVA

DISCENTE : LUIZ HENRIQUE RODRIGUES E SILVA
DATA : 04/10/2024
LOCAL: Videoconfência

A operacionalização de processos verbais em orientações de enunciado de questões de linguagens do Enem: uma análise Sistêmico-Funcional

Metafunção ideacional, Processos verbais, Orientações de enunciado, Enem.

Este trabalho objetiva analisar aspectos léxico-gramaticais e semântico-discursivos de processos verbais atuantes em Orientações de enunciado de questões de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nossa fundamentação teórica considerou os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) defendidos por Halliday; Matthiessen (2014), Cunha; Souza (2007), Fuzer; Cabral (2014) e Lima (2016) no que diz respeito às noções de categorização, contexto de cultura e contexto de situação, Sistema de Transitividade e suas metafunções e, mais especificamente, sobre a metafunção ideacional e os processos verbais e significados por eles compreendidos em torno dos processos e participantes que neles são instanciados. Ademais, apresentamos algumas considerações em torno da história, estrutura e função social do Exame Nacional do Ensino Médio, a fim de compreendermos como essa prova a nível nacional se organiza para avaliar conhecimentos dos candidatos e suas aptidões para ingresso nas principais universidades do país. Nossos objetivos compreendem basicamente: i) identificar os processos e participantes da metafunção ideacional do Sistema de Transitividade da LSF que estão textualmente presentes nas Orientações de enunciado; ii) interpretar os significados contidos nos elementos léxicogramaticais e semântico-discursivos que instanciam esses processos e seus participantes; e iii) perceber de que modo esses processos e seus respectivos participantes presentes nas Orientações de enunciado auxiliam o candidato ao ENEM ao conduzi-lo aos itens de cada Orientação com vistas à escolha daquele considerado correto. Para tais fins, selecionamos como corpus as questões aplicadas na área de Linguagens nas provas referentes à primeira aplicação entre os anos de 2014 a 2023, as quais totalizaram um número de quinhentas questões e, por conseguinte, quinhentas Orientações de enunciado. Nossa análise considerou os significados atuantes em verbos/locuções verbais que instanciam os processos materiais, mentais, relacionais, comportamentais, verbais e existenciais os quais integram a estruturação de cada Orientação de enunciado, visando compreender como os elementos linguísticos dessa estruturação os denotam com o intuito de servir de auxílio à condução do candidato até os itens e à resolução de cada questão. Preliminarmente, constatamos que, até o momento, esses elementos instanciam, em sua maioria, processos materiais e verbais, e que tais processos são por nós compreendidos como processos situados e indutivos, isto é, seus participantes estão presentes textualmente nas Orientações de enunciado e são responsáveis por conduzirem diretamente os candidatos do exame aos itens dessas mesmas Orientações.

Externo ao Programa - 12339 - ALDECI FERNANDES DA CUNHA
Externo ao Programa - 11328 - FRANCISCO ROBERTO DA SILVA SANTOS