Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA REGINA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARTA REGINA DE OLIVEIRA
DATA : 11/10/2024
LOCAL: Videoconfência

O tratamento da prosódia no ensino de pronúncia: crenças e experiências de docentes universitários e proposta didática

Prosódia. Ensino de pronúncia, crenças de docentes

A prosódia, compreendida como o ritmo, entonação e ênfase na fala, é um elemento crucial na comunicação oral, porém, muitas vezes negligenciado no ensino de pronúncia de línguas estrangeiras, como apontam Bodolay e Forte (2023). Esta tese tem como objetivo analisar as crenças e experiências de docentes universitários em relação ao tratamento da prosódia no ensino de pronúncia. Já como objetivos específicos buscamos: (i) compreender as percepções e práticas dos professores no tocante ao uso da prosódia nas aulas; (ii) identificar os desafios e dificuldades enfrentados pelos docentes no tratamento da prosódia no ensino de pronúncia; (iii) analisar as práticas de ensino relacionadas à prosódia adotadas pelos docentes universitários em contextos universitários; e (iv) desenvolver uma proposta didática para o ensino da prosódia, integrando elementos extralinguísticos. As perguntas norteadoras que guiam esta pesquisa são: como as crenças e experiências dos professores refletem a relevância dada à prosódia no ensino de pronúncia e quais práticas são realizadas para o fortalecimento da prosódia na produção oral dos alunos? Partimos da hipótese de que, apesar da importância reconhecida da prosódia na comunicação eficaz, os docentes universitários enfrentam dificuldades para incorporar seu ensino de forma sistemática devido à escassez de materiais e à falta de formação específica. Para verificar essa hipótese, adotamos uma abordagem qualitativa edescritiva, com metodologia de corte transversal. O corpus da pesquisa será constituído a partir de entrevistas semiestruturadas com docentes universitários e análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Letras-Língua Espanhola das universidades públicas do Rio Grande do Norte. O estudo se justifica pela necessidade de um maior enfoque na prosódia dentro do ensino de pronúncia, aspecto frequentemente negligenciado pelos materiais didáticos e práticas pedagógicas, apesar de seu impacto direto na clareza e eficácia comunicativa dos aprendizes de LE. Ao desenvolver propostas didáticas que integrem a prosódia e elementos extralinguísticos, espera-se contribuir não apenas para a formação de docentes, mas também para a melhoria das matrizes curriculares dos cursos de Letras, promovendo uma comunicação mais natural e fluida entre falantes de línguas estrangeiras.

Presidente - 043.160.293-04 - ANTONIO LUCIANO PONTES - UERN
Externa ao Programa - 6135 - EDILENE RODRIGUES BARBOSA