Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA JANIELE BURITI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA JANIELE BURITI
DATA : 15/10/2024
LOCAL: Videoconfência

Linguística Sistêmico-Funcional; Transtorno do Espectro Autista; Linguagens escrita e oral

A presente tese de doutorado intitulada “Desenvolvimento da linguagem por estudante com Transtorno do Espectro Autista: um estudo sob a perspectiva Sistêmico-Funcional”, tem como objetivo central analisar o desenvolvimento da linguagem, em registros orais e escritos, de estudantes com Transtorno do Espectro Autista, à luz da Linguística Sistêmico Funcional, proposta por Michael A. K. Halliday (1960). A escolha da Linguística Sistêmico Funcional se justifica por sua capacidade de interpretar a linguagem como um fenômeno funcional, no qual os aspectos léxico-gramaticais e semântico-discursivos são organizados em função dos contextos de cultura e de situação. Para sustentar essas análises, a pesquisa utiliza como principais referenciais teóricos, além de Halliday (1960), os estudos sobre autismo de Santos (2016), Cunha (2017) e Gaiato (2018), assim como os aportes teóricos metodológicos das teorias da complexidade, especialmente as propostas por Mendes (2018). A metodologia da pesquisa envolve a coleta e análise de registros orais e escritos de 10 estudantes autistas, matriculados em instituições de ensino da educação básica, na região do Vale do Açu. Esses dados são abordados sob uma perspectiva sistêmico-complexa, que conecta os princípios da Linguística Sistêmico Funcional com os pressupostos das teorias da complexidade. Nesse sentido, compreende-se que a linguagem não pode ser analisada de maneira fragmentada, já que os elementos que a compõem são interdependentes e se influenciam mutuamente em um processo sucessivo e cíclico. Os resultados apontam, como hipótese principal, que a análise sistêmico funcional das produções textuais de estudantes autistas pode fornecer uma compreensão mais profunda das particularidades de sua comunicação, oferecendo subsídios para práticas educacionais inclusivas. Além disso, os resultados esperados incluem o potencial de contribuir para a promoção do bem-estar emocional, da saúde mental, da autonomia e da inclusão social de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista. Por fim, esta pesquisa também visa apoiar a ascensão social e a expressão criativa dessas pessoas, ao reconhecer suas formas únicas de comunicação e interação com o mundo.

Externo ao Programa - 12339 - ALDECI FERNANDES DA CUNHA
Externo à Instituição - JOSÉ MARCOS ROSENDO DE SOUZA - UECE