Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DAS CHAGAS MAIA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DAS CHAGAS MAIA FILHO
DATA : 11/07/2025
HORA: 14:30
LOCAL: Remotamente Google MEET - PLANDITES
TÍTULO:

EVASÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO NA REGIÃO GEOGRÁFICA IMEDIATA DE PAU DOS FERROS: DOS DETERMINANTES ÀS IMPLICAÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

Educação rural; Planejamento; Desenvolvimento; Território


PÁGINAS: 55
RESUMO:

A escola desempenha um papel fundamental na sociedade, socializando, democratizando o acesso ao conhecimento e formando sujeitos críticos, reflexivos e conscientes do potencial de transformar suas realidades. Brugim (2014) argumenta que, historicamente, a escola foi constituída para propiciar aos alunos a apropriação de conhecimentos científicos de modo sistematizado, sendo assim, um espaço social onde o indivíduo será capaz de aprimorar sua prática de socialização, bem como nas mais variadas manifestações sociais e culturais. Apesar disso, na conjuntura atual, as instituições de ensino ainda enfrentam um grave problema: a evasão. A evasão ocorre quando o aluno deixa de frequentar a escola, caracterizando o abandono durante o ano letivo (Riffel e Malacarne, 2010). Este fato constitui-se em um grande desafio para a prática docente, para a gestão escolar, para as famílias e para o sistema de ensino como um todo. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Brasil, 2023), entre os anos de 2020 e 2021, a evasão entre alunos da educação básica atingiu uma taxa de 7,3% entre o público masculino e de 4,5% no feminino. A constatação dessa realidade é um dos motivos mais fortes para o desenvolvimento desta pesquisa, inclusive por termos ciência de que a educação é assegurada legalmente pela Constituição Federal (Brasil, 1988) no Art. 6º e 205. Além disso, é importante atentar-se para a vulnerabilidade das escolas do Campo à evasão, isto é, àquelas unidades de ensino localizadas nas comunidades e zonas rurais dos municípios que correm o risco de serem fechadas (Artoni, 2011). Desse modo, consideramos ser de fundamental importância identificar as implicações e o que ocasiona a evasão dos alunos em instituições municipais rurais de ensino. No âmbito científico, algumas pesquisas nessa perspectiva já vêm sendo realizadas no Brasil, a exemplo de Artoni (2011) e Ferreira (2012). Os estudos desses autores abordam diferentes dimensões da evasão escolar no Brasil, revelando desafios comuns relacionados à permanência e qualidade da educação do Campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1846 - EMANOEL MARCIO NUNES
Interna - 6117 - LARISSA DA SILVA FERREIRA ALVES
Externa à Instituição - RAISA ALBUQUERQUE ANDRADE
Notícia cadastrada em: 11/07/2025 08:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern