Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO BATISTA SENA NETO

DISCENTE : JOAO BATISTA SENA NETO
DATA : 22/10/2024
LOCAL: UFERSA, Campus Caraúbas

O ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO MULTIMODAL ARTICULADO À PRODUÇÃO DE VIDEORRESENHAS PARA O BOOKTOK

Argumentação Multimodal; Ensino; Gêneros Tecnodiscursivos.

Este trabalho objetiva investigar a construção da argumentação em videorresenhas produzidas por estudantes do Ensino Fundamental para o Booktok, comunidade do ambiente digital Tiktok, considerando a multimodalidade constitutiva desse gênero. De forma geral, está situado no âmbito da Linguística Textual, amparando-se em autores como Adam (2022), Cavalcante (2012, 2020), Koch (1999, 2003), Marcuschi (2008), e em trabalhos que tratam sobre argumentação, como os de Amossy (2008, 2011, 2018), Gonçalves-Segundo (2024), dentre outros. Fundamenta-se, também, na Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leeuwen (1996), e em trabalhos recentes decorrentes de teorias que investigam o fenômeno da multimodalidade. Interessa, neste estudo, especificamente, a concepção de argumentação multimodal, objeto cujas reflexões ainda se encontram em ascensão no Brasil. Subjaz a ele a noção de que as práticas argumentativas não ocorrem de forma exclusivamente verbal, mas também imbricadas com diversas outras semioses que atuam juntas para o alcance do propósito comunicativo. Para discutir sobre esse fenômeno, fundamenta-se em Aquino e Pinto (2021), Gonçalves-Segundo, Macagno e Azevedo (2021), Seixas (2021), Silva e Marchon (2021, 2022) e em outras pesquisas da área. Além de que, numa iniciativa voltada a introduzir essa nova perspectiva de argumentação em contextos de ensino, é utilizado o gênero videorresenha (Pintto, 2019), de ampla circulação na comunidade Booktok, reconhecida por seu conteúdo voltado à leitura literária. Por meio de uma pesquisa-ação essencialmente qualitativa, exploratória e aplicada, serão realizadas oficinas em aulas de Língua Portuguesa de uma turma do 9º ano, de forma que haja uma compreensão acerca desse tecnogênero (Paveau, 2022) e de como esse pode servir como um importante recurso para o desenvolvimento de competências e habilidades argumentativas na educação básica (Brasil, 2018). A ação se desenvolverá considerando a relação existente entre alunos e tecnodiscursos, que é propiciada pela interação que há entre a sociedade por meio dos ambientes digitais, ao passo em que amplia as reflexões a respeito das novas textualidades e o ensino de argumentação.

Externa à Instituição - ISABEL CRISTINA MICHELAN DE AZEVEDO - UFS
Presidente - 13064 - ANANIAS AGOSTINHO DA SILVA