Banca de DEFESA: THADEU CORTEZ DE PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THADEU CORTEZ DE PAIVA
DATA : 30/06/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

ABORDAGEM DE PRISMAS E PIRÂMIDES NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO EM TRÊS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geometria Espacial; Prismas e Pirâmides; Abordagens Pedagógicas.


PÁGINAS: 95
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo geral analisar as abordagens pedagógicas utilizadas por professores de Matemática no ensino dos conteúdos de prismas e pirâmides em três escolas da rede estadual vinculadas à 14ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (14ª DIREC). Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (1) compreender as metodologias aplicadas no ensino desses conteúdos; e (2) identificar os desafios e as possibilidades de práticas exitosas relacionadas à abordagem de prismas e pirâmides. Para embasar teoricamente a pesquisa, foram considerados os estudos de Gonçalves (2021), Bezerra (2021), Silva (2018), Lorenzato (1995), Pavannelo (2023) e Brasil (2018), cujas reflexões sobre as abordagens e fundamentos da Geometria Espacial no Ensino Médio nortearam a análise. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, buscando compreender as práticas pedagógicas a partir da realidade concreta dos professores envolvidos. O estudo foi realizado em três escolas estaduais do interior do Rio Grande do Norte, com a participação de três professores de Matemática que atuam na segunda série do Ensino Médio em tempo integral. A escolha dos participantes objetivou investigar como os conteúdos de Geometria Espacial são trabalhados na prática escolar. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, que permitiram captar as percepções, estratégias e desafios enfrentados pelos docentes. A análise dos dados seguiu os procedimentos da Análise de Conteúdo, conforme os referenciais metodológicos de Laurence Bardin (2011), possibilitando a categorização das informações e a elaboração de inferências significativas sobre a realidade investigada. Os resultados indicam que, embora os conteúdos de prismas e pirâmides estejam previstos no Currículo do Ensino Médio Potiguar, sua abordagem pedagógica nas escolas da 14ª DIREC ainda apresenta limitações. A maioria dos professores utiliza metodologias tradicionais, com reduzido emprego de recursos concretos e tecnológicos. Entre os desafios apontados, destacam-se a formação docente e as condições estruturais das escolas. Contudo, também foram identificadas práticas pontuais que valorizam a contextualização e o uso de materiais manipuláveis, indicando caminhos promissores para o aprimoramento do ensino da Geometria Espacial.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES - UFRN
Interno - 12222 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS
Presidente - 12265 - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS
Notícia cadastrada em: 17/06/2025 11:19
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