Banca de QUALIFICAÇÃO: RANICLEIDE MARIA DA SILVA BARBOSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RANICLEIDE MARIA DA SILVA BARBOSA
DATA : 29/09/2025
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A SALA DE AULA INVERTIDA E AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA


PALAVRAS-CHAVES:

Sala de Aula invertida; Aprendizagem Significativa; Tecnologias Educacionais. Formação docente; Ensino de Ciências


PÁGINAS: 97
RESUMO:

A educação contemporânea exige práticas pedagógicas que superem os modelos tradicionais e dialoguem com os desafios de uma sociedade em constante transformação. No ensino de Ciências Naturais, essa demanda torna-se ainda mais urgente, especialmente diante da necessidade de promover a alfabetização científica e desenvolver nos alunos competências para compreender criticamente o mundo ao seu redor. Nesse cenário, a presente pesquisa propõe investigar como processos de formação docente, alicerçados na metodologia da Sala de Aula Invertida (SAI) integradas ao uso de Tecnologias Educacionais (TE) podem contribuir para a promoção de uma Aprendizagem Significativa (AS) no ensino de Ciências nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo está sendo desenvolvido em uma escola pública do município de Mossoró/RN e conta com a participação de 8 professoras dos Anos Iniciais da Educação Básica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico, de natureza exploratória e descritiva, estruturando-se também como uma pesquisa-ação. A metodologia está organizada em três etapas principais: (1) levantamento bibliográfico do tipo Estado do Conhecimento, analisando produções acadêmicas entre 2014 e 2024 sobre a SAI, TE e AS; (2) análise documental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola; (3) desenvolvimento de um curso de formação continuada, com foco na articulação entre SAI e TE. A produção de dados ocorrerá por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, observação participante, roda de conversa e entrevistas reflexivas. Os dados serão analisados a partir da técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011) com enfoque fenomenológico. No percurso da investigação, os primeiros resultados apontam que o Estado do Conhecimento revelou uma carência de pesquisas que articulem simultaneamente SAI, TE e AS no ensino de Ciências nos anos iniciais, embora cada eixo isoladamente já apresente avanços significativos. A análise documental da BNCC evidenciou que a alfabetização científica é tratada como objetivo transversal, mas ainda pouco explorada em práticas concretas, enquanto o PPP da escola demonstra abertura para metodologias ativas, mas sem diretrizes claras para o uso das tecnologias digitais. A observação participante mostrou que, apesar do interesse das professoras em incorporar recursos digitais, persistem dificuldades ligadas à formação continuada e ao acesso às ferramentas, o que reforça a relevância da proposta formativa em andamento. Assim este estudo não apenas avança na literatura acadêmica sobre o tema, mas também oferece contribuições concretas para a prática pedagógica nas escolas públicas brasileiras.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIOGO PEREIRA BEZERRA - IFRN
Interno - 667.614.763-72 - LAZARO LUIS DE LIMA SOUSA - UFERSA
Presidente - 000.172.553-09 - LEONARDO ALCÂNTARA ALVES - IFRN
Notícia cadastrada em: 11/09/2025 09:46
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