FORMAÇÃO CONTINUADA DE PEDAGOGOS EM ARACATI/CE: O ENSINO DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO CRÍTICA
Formação de Professores. Educação Matemática. Cultura Escolar.
A cultura escolar envolve os vários aspectos que perpassam o contexto educativo e as relações existentes, tanto dentro quanto fora do espaço físico escolar, bem como as influências que eles recebem dos aspectos sociais, culturais, econômicos e políticos em que os sujeitos estão envolvidos. Desse modo, entendemos que a cultura escolar pode e deve ser investigada em diferentes níveis e envolvendo diferentes sujeitos e instituições. Nesse sentido, a referida pesquisa de dissertação, ainda em andamento, traz como objetivo geral analisar se as formações continuadas ofertadas pela Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 10 - Russas) aos pedagogos oportunizam que a prática de ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental ocorra na perspectiva da Educação Crítica. Neste ínterim, vê-se a necessidade de tecer algumas relações existentes entre a formação continuada de professores e a cultura escolar no cenário contextual da região nordeste, especificamente, no estado do Ceará. Buscando novas compreensões acerca da temática, a realização desta pesquisa é de natureza qualitativa e mobiliza a História Oral como metodologia de investigação, visando considerar as singularidades da temática ora estudada. Estima-se que a realização desta pesquisa trará benefícios diretos ou indiretos para a população estudada e para a sociedade, pois, por meio das análises e discussões realizadas, será possível refletir sobre a prática da formação continuada de professores para o ensino da matemática, assim, levando os sujeitos a olharem como estão desenvolvendo sua práxis educativa, a fim de que esta passe a ocorrer de modo crítico, contribuindo para uma formação holística dos cidadãos.