A CONTRIBUIÇÃO DO REFORÇO ESCOLAR PARA A APRENDIZAGEM E ASCENSÃO SOCIAL DOS INDIVÍDUOS
Reforço escolar,Ensino informal,Aprendizagem,Ascensão Social
Esta pesquisa visa investigar a relevância e os impactos do reforço escolar na aprendizagem e na ascensão social dos indivíduos, com foco em sua importância dentro do contexto educacional e sua contribuição para a formação de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Caracterizada como uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a pesquisa incluirá um estudo de campo para observar o funcionamento e a eficácia do reforço escolar. Para embasar a análise, serão utilizados teóricos de destaque como Gohn (2006, 2009), Dantas (2018), Quadra D’Ávila (2016), Brandão (2012), Luckesi (1999), Hoffmann (2009) e Libâneo (2013). O primeiro capítulo trará um referencial teórico detalhado e delineará os caminhos metodológicos seguidos na pesquisa. O segundo capítulo, “Fatores e Impactos do Reforço Escolar”, examinará os elementos que influenciam sua eficácia, incluindo metodologias de ensino, perfil dos educadores, ambiente de aprendizagem e motivação dos alunos. O terceiro capítulo apresentará as percepções dos educadores sobre a eficácia do reforço escolar, discutindo suas perspectivas e os desafios enfrentados nesse contexto. O quarto capítulo explorará a contribuição do reforço escolar para a ascensão social, incluindo o estudo de uma mestranda que frequentou reforço escolar na infância. Os resultados e análises das evidências coletadas serão apresentados ao longo do estudo, com uma apresentação detalhada dos dados que ressaltam a contribuição do reforço escolar para a aprendizagem e ascensão social dos alunos.