VERSOS DA TERRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE POESIA ASSUENSE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Poesia local, Ensino de Língua Portuguesa, Narrativa autobiográfica, Educação básica, Assú/RN.
Este trabalho explora a integração da cultura poética local no ensino de Língua Portuguesa em Assú/RN, através de uma narrativa autobiográfica do autor. A pesquisa tem como objetivo principal narrar, a partir de experiências pessoais e profissionais, como essas vivências, em consonância com os documentos norteadores, podem contribuir para a inserção da cultura poética no contexto escolar. Utilizando uma abordagem qualitativa e narrativa, o estudo descreve a concepção e aplicação do projeto "Versos da Terra" nas turmas do Ensino Fundamental anos finais, que busca desenvolver competências de leitura, escrita e apreciação estética. As práticas pedagógicas são orientadas pela Base Nacional Comum Curricular e pelo Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte, com foco na promoção de um ensino que valorize a literatura local e fortaleça a identidade cultural dos estudantes. Este trabalho pretende contribuir para o debate sobre a formação cultural e a prática docente, destacando a importância da literatura como ferramenta educativa e de resistência cultural.