VERSOS DA TERRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DA POESIA ASSUENSE
Ensino; Poesia; Narrativa Autobiográfica; Identidade Cultural; Assú/RN.
Esta dissertação analisa, por meio de uma abordagem autobiográfica, como a experiência pessoal e profissional do autor, aliada à aplicação do projeto "Versos da Terra", pode contribuir para a integração da cultura poética de Assú/RN ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II. A pesquisa de natureza qualitativa parte de uma narrativa autobiográfica e se desenvolve a partir de práticas pedagógicas realizadas em uma escola municipal, com alunos do 6º ao 9º ano, tendo como foco a valorização da poesia local. O projeto consistiu em oficinas de leitura, escrita e reescrita de poemas, promovendo o contato dos estudantes com poetas assuenses como Renato Caldas, Sinhazinha Wanderley e João Lins Caldas, além da produção de uma antologia poética composta por textos autorais dos discentes. Fundamentado em aportes teóricos sobre ensino de literatura, identidade cultural e narrativas de si, o trabalho dialoga com os documentos oficiais que orientam a prática docente, como a BNCC e o Documento Curricular do RN. Os resultados evidenciam que a inserção da poesia no espaço escolar contribuiu para o fortalecimento do sentimento de pertencimento, para o desenvolvimento da expressão criativa e para a construção de uma aprendizagem mais significativa. Conclui-se que práticas pedagógicas baseadas na escuta das memórias e na valorização da cultura local são potentes para promover um ensino sensível às realidades dos estudantes e ao mesmo tempo formador de sujeitos críticos e conscientes de suas raízes.