PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DO 9º ANO DE DUAS ESCOLAS DE MOSSORÓ/RN
Educação, Ensino Fundamental, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Práticas Pedagógicas.
Esta pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira os professores de uma escola pública e de uma escola privada de Mossoró/RN, dos 9º anos, desenvolvem práticas e incorporam tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Finais. As escolas pesquisadas foram a Escola Estadual Jerônimo Rosado (rede pública) e o Colégio Diocesano Santa Luzia (rede privada). O estudo insere-se no contexto das transformações educacionais que têm exigido a presença das tecnologias digitais no cotidiano escolar, ao mesmo tempo em que se observam limitações estruturais, formativas e administrativas que dificultam a consolidação dessas práticas pedagógicas no ambiente educacional. Participam da investigação oito docentes, sendo quatro de cada instituição, dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Geografia e História, além dos supervisores pedagógicos. A pesquisa possui abordagem qualitativa, de caráter exploratório, contemplando a análise documental dos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas e de documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução nº 2/2015) e a BNC-Formação (2019). Como instrumentos de pesquisa, foram utilizados: a observação das condições estruturais e dos recursos disponíveis nas escolas; a aplicação de um questionário inicial de sondagem aos professores, visando identificar percepções gerais sobre sua formação; posteriormente, um segundo questionário mais específico, voltado para compreender com maior profundidade as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias; e, por fim, entrevistas semiestruturadas com os supervisores pedagógicos, a fim de complementar e ampliar a análise sobre a integração das TDICs no cotidiano escolar. A fundamentação teórica apoia-se em autores que discutem a prática docente e a integração das TDICs, como Libâneo (2011), Moran (2007), Costa (2011), Oliveira (2019), Ferreira (2018), Nunes (2013) e Freire (1997), cujas contribuições ajudam a compreender os desafios e as possibilidades da mediação pedagógica com tecnologias digitais. Os resultados parciais, obtidos a partir dos questionários de sondagem, indicam que, embora haja iniciativas de uso das tecnologias, é necessário aprofundar a análise sobre como a formação docente e a gestão escolar influenciam a efetivação de práticas pedagógicas mediadas pelas TDICs. Essa questão será detalhada na próxima etapa da investigação.