Banca de QUALIFICAÇÃO: LAIS KLENAIDE GALVAO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAIS KLENAIDE GALVAO DA SILVA
DATA : 24/09/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

DO DIAGNÓSTICO À APLICAÇÃO, O PAPEL DA AVALIAÇÃO FORMATIVA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação; Ensino; Aprendizagem.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

O presente estudo dispõe como objetivo geral compreender os desafios e oportunidades percebidos por professores e alunos a partir da implementação de metodologias avaliativas formativas em seu contexto. Com seguintes objetivos específicos, investigar as práticas avaliativas já utilizadas na turma pesquisada, identificando seus limites e potencialidades frente às concepções formativas. Experimentar a aplicação de metodologias avaliativas formativas alinhadas às competências e habilidades previstas na BNCC e avaliar os impactos da implementação das metodologias avaliativas formativas no processo de ensino e aprendizagem a partir das percepções dos professores e alunos sobre esse processo. Nesse contexto, tendo como corpus o 7º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV), escola pública em Mossoró - Rio Grande do Norte (RN). Adotando uma abordagem qualitativa voltada à análise das práticas avaliativas cotidianas, com o intuito de compreender e fortalecer processos democráticos de avaliação que possibilitem mensurar o progresso dos alunos. A escolha do tema nasce da necessidade de repensar e aprimorar a avaliação no contexto educacional, entendendo-a não apenas como instrumento de verificação, mas como mediação do processo de aprendizagem. O trabalho fundamenta-se nos pressupostos de Freire (2002), em sua pedagogia da autonomia, aplicados ao desenvolvimento dos alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, em diálogo com Paterniani (2021), que enfatiza a relevância do feedback como elemento central para promover o crescimento discente. Além disso, contempla a discussão sobre avaliação normativa e formativa, suas finalidades e potencialidades, apoiando-se nas contribuições de Hoffmann (2015), Leite e Fernandes (2014), Sousa (1995), Luckesi (1996), entre outros, a fim de refletir sobre os impactos dessa metodologia no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa organiza-se em três etapas principais: diagnóstico das práticas avaliativas já presentes na escola; planejamento colaborativo das propostas formativas junto aos professores de História e Geografia; aplicação das atividades na turma de 7º ano; e, por fim, coleta de percepções por meio de dois questionários, destinados a professores e alunos, de modo a analisar as experiências e os sentidos atribuídos à implementação da avaliação formativa em seu cotidiano.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - GLAUCIANA ALVES TELES - UVA
Presidente - 6092 - JOSÉLIA CARVALHO DE ARAÚJO
Interna - 3809 - MARIA JOSE COSTA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 05/09/2025 10:52
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