A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFERSA: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS
Didática. Formação de professores. Curso de Pedagogia. Docência. Escola pública.
Esta dissertação em construção foca-se para o estudo da disciplina de Didática no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), campus Angicos. Como problema de pesquisa, detém-se a: como a Didática, componente curricular do curso de Pedagogia da UFERSA, contribui para a formação inicial de professores atuantes em escolas públicas? Com objetivo geral pretende refletir sobre como a Didática, componente curricular do curso de Pedagogia da UFERSA, contribui para a formação inicial de professores atuantes em escolas públicas. No que toca aos objetivos específicos, apresentam-se os seguintes: i. evidenciar contribuições do curso de Pedagogia da UFERSA acerca da Didática, por meio de narrativas de egressos, professores de escolas públicas; ii. analisar a disciplina de Didática do curso de Pedagogia da UFERSA, considerando documentos oficiais da licenciatura; e iii. investigar os conteúdos curriculares sobre a Didática vivenciados na formação inicial no curso de Pedagogia, a partir de narrativas de egressos, professores em escolas públicas. Em parâmetros metodológicos e baseando-nos nos objetivos geral e específicos da pesquisa, este trabalho será construído a partir das narrativas de dois egressos do referido curso, os quais são professores, no ano de 2025, em escolas públicas e possuem experiência profissional de, no mínimo, um ano. A pesquisa fará uso da abordagem qualitativa, se tipifica como uma pesquisa narrativa. A entrevista semiestruturada condiz com a técnica de produção de dados e a análise textual discursiva se configurará como a técnica de análise de dados com o material transcrito das entrevistas. Recorre-se também à análise documental do Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia da UFERSA e do Programa Geral da Disciplina de Didática como materiais centrais para a análise da disciplina no contexto institucional. O estudo fundamenta-se em autores críticos basilares do campo da Didática, como Libâneo (1990), Veiga (2007), Franco (2024) e Medeiros et al. (2024), entre outros. Do mesmo modo, se ancorará em documentos normativos para compreendermos a disciplina, por exemplo, na Resolução CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006, que instituiu Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura.