CRENÇAS, ATITUDES E INTENÇÃO DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA: A INFLUÊNCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS NO ENSINO MÉDIO
Aprendizagem Matemática; Relações Sociais; Crenças e Atitudes; História Oral; Sociopoética.
O ensino da matemática, frequentemente associado a desafios e dificuldades, pode ser influenciado por diversos fatores, entre eles as interações sociais. Esta pesquisa busca analisar como as interações sociais impactam as crenças e atitudes de alunos do Ensino Médio em relação à intenção de aprendizagem da matemática, em uma escola pública de Fortaleza (CE). Especificamente, busca-se identificar as crenças e atitudes dos alunos em relação à matemática, compreender como as interações sociais influenciam essas crenças e atitudes e analisar de que maneira tais atitudes impactam a intenção de aprendizagem da disciplina. Com abordagem qualitativa, fundamentada na História Oral em Educação Matemática e inspirada na Sociopoética, o estudo envolve alunos da segunda série do Ensino Médio. Os dados foram produzidos, inicialmente, por meio de uma escala de atitudes e serão ainda realizadas oficinas. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para uma melhor compreensão dos fatores que promovem ou inibem a aprendizagem da matemática.