A relação entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos na escola de ensino médio regular em Aracati-Ce: Articulação sob a ótica da atuação docente (2022-2024)
Reforma do ensino médio; atuação docente; formação geral básica; itinerários formativos.
A formação geral básica e os itinerários formativos, expressos pela reforma do ensino médio, na Lei 13415/2017, são objeto do presente estudo que busca responder à pergunta: Como é feita a articulação entre a formação geral básica e os itinerários formativos pelos professores na escola de ensino médio regular em Aracati, Ceará. O estudo traz como hipóteses as dificuldades dos docentes em ministrar conteúdos adversos a sua formação acadêmica e o impacto da redução da carga horária de disciplinas consideradas fundamentais, o que pode contribuir para uma neutralização da função da escola e da função docente. Dessa forma, definimos como objetivo geral: analisar a articulação feita pelos docentes entre a formação geral básica e os itinerários formativos em uma escola de ensino médio regular em Aracati. Os objetivos específicos são: identificar as principais reformas ocorridas no ensino médio a partir da década de 1990; analisar como os professores interpretam os documentos oficiais recebidos na escola a partir da reforma; e compreender os processos de escolha dos conteúdos do currículo referentes à formação geral básica e à definição dos itinerários formativos. O ciclo de Políticas de Ball e colaboradores com a interlocução de Mainardes embasa teoricamente o estudo, com o propósito de analisar a política de forma descentrada, na busca de compreender a política em seus diferentes contextos e investigar como os professores atuam sobre essa política e, a partir de suas interpretações, identificar a produção de novas políticas na prática docente. Teoriza-se sobre currículo a partir do diálogo com o pensamento de Lopes, Macedo e Dias. Problematiza-se a reforma do ensino médio a partir dos trabalhos de Santos e Oliveira, Ferreti e Lopes, compreendendo a construção do currículo de forma descentrada com significação e ressignificações contextuais. O processo de construção de dados dar-se-á por meio de entrevistas semiestruturadas com professores dessa etapa de ensino a fim de articular as informações registradas e os resultados com os fundamentos teóricos.