O ensino colaborativo e a prática de professores do Atendimento Educacional Especializado na Rede Estadual de Ensino em Caraúbas/RN
Ensino Colaborativo. Práticas Pedagógicas, Ensino no AEE.
O objetivo principal desta pesquisa é compreender como o ensino colaborativo emerge nas vozes e práticas de professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado na rede estadual de ensino em Caraúbas/RN. Quanto ao embasamento teórico e legal que sustenta o estudo, inicia-se com a abordagem da Educação Especial e Inclusiva, destacando os principais marcos legais e políticas públicas. Apresenta-se um panorama histórico e sua evolução, tanto no Brasil quanto no estado do Rio Grande do Norte, com base em documentos oficiais. Em seguida, apresentamos nossa abordagem conceitual, dividida em duas subseções, na primeira, trazemos alguns apontamentos de um estado do conhecimento sobre o Ensino Colaborativo na Educação Especial. E na segunda subseção, intitulada o Ensino Colaborativo na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, destacamos seus princípios e contribuições no espaço escolar (Capellini; Zerbato, 2022; Capellini; Mendes, 2007; Bedaque, 2015). No que se refere ao percurso metodológico, optamos pela abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 2010; Villegas; González, 2011), nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica (Passeggi; Souza, 2017), e pela entrevista narrativa. Participaram do estudo quatro professoras, duas que atuam na Sala de Recursos Multifuncionais e duas na sala de aula comum na rede estadual no município de Caraúbas/RN. Adotamos a Análise Temática (Jovchelovicth; Bauer, 2008) para interpretação das entrevistas narrativas. A partir das narrativas das professoras foram criados três eixos temáticos: Percepções docentes sobre a prática do AEE; Compreensões sobre o Ensino Colaborativo e a Prática Pedagógica; e Contribuições e desafios que envolvem o Ensino Colaborativo e a Prática Pedagógica de professores do AEE. Os resultados indicam que as docentes estão engajadas em suas práticas, demonstram afetividade ao relatar suas experiências e reconhecem a importância do Ensino Colaborativo, evidenciada pela iniciativa em estabelecer parcerias por meio de ações e projetos desenvolvidos de forma espontânea. No entanto, observa-se a ausência de uma articulação sistemática, com a devida definição de papéis e responsabilidades entre os profissionais envolvidos.