AS BRINCADEIRAS E JOGOS POPULARES COMO ELEMENTOS EDUCATIVOS E INTERDISCIPLINARES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Brincadeiras e jogos populares; Anos iniciais; Interdisciplinaridade.
O presente trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma estratégia metodológica interdisciplinar, utilizando brincadeiras e jogos populares de Apodi/RN, com uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Professor Veríssimo Gama. Iniciei a discussão teórica com o levantamento do estado do conhecimento, no qual apresento dados de pesquisas relacionadas ao tema. Em seguida, discuto o desenvolvimento infantil e o papel das brincadeiras e dos jogos nesse processo, com base nos pensamentos de Froebel, por Heiland (2010), Piaget (1973) e Vygotsky (1989). Na sequência, direciono a discussão para as brincadeiras e jogos populares e a interdisciplinaridade, fundamentando-me em autores como Kishimoto (2004, 2017), a BNCC (2018), Morin (2003), Fazenda (2008, 2011, 1994), entre outros. Na pesquisa, adotei uma abordagem qualitativa, de cunho pesquisa-ação. Propus a construção e aplicação de uma sequência didática interdisciplinar envolvendo brincadeiras e jogos populares, utilizando dados coletados por meio da memória dos alunos, resgatada em roda de conversa, e por me questionários abertos aplicados aos pais e avós, pelos próprios alunos, sobre as brincadeiras e jogos vivenciados na infância. Essa proposta fomenta uma reflexão sobre como as brincadeiras e jogos populares podem ser trabalhados em uma abordagem interdisciplinar, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como podem contribuir com o ensino-aprendizagem.