A ALTERNÂNCIA ENTRE A GESTÃO E A DOCÊNCIA NAS ESCOLAS DO CAMPO E SUAS REVERBERAÇÕES
NO ENSINO
Gestão Escolar; Memória; Ensino; Escola Pública
Não é difícil se deparar com professores que saem da sala de aula para assumir cargo de gestão em
suas unidades escolares. Passados alguns anos, retornam para a docência acrescidos da experiência
da responsabilidade de gerir, de administrar e de liderar um grupo de professores, servidores e alunos.
Esta pesquisa busca compreender as contribuições para a área de ensino, dos docentes que assumiram
a gestão escolar e que retornaram para a sala de aula. Tem como objetivo inventariar como a legislação,
tanto no âmbito federal quanto estadual, normatiza a gestão escolar; observar reverberações que a
experiência de gestão tem no Ensino; e, por outro lado, como o período passado, em sala de aula,
influencia as tomadas de decisões quando professores assumem cargo de Gestão. Para tanto, a
Pesquisa se serve dos acervos documentais que orientam a gestão escolar e os registros de memória
dos professores que experienciaram esse duplo fazer. Metodologicamente, a pesquisa se configura por
uma abordagem nomotética, qualitativa, descritiva e analítica. Esclareça-se que a perspectiva
exploratório-descritiva mencionada fundamenta-se na coleta de dados para melhor compreensão do
tema, com a consequente descrição dos resultados. A produção de dados se dá por uma entrevista
semiestruturada com 4 gestores de cada uma das duas escolas estaduais do campo da 12a DIREC do
Rio Grande do Norte. Os achados da pesquisa revelaram que a transitoriedade dos professores entre a
docência e a gestão impacta tanto a instituição escolar quanto o próprio processo de ensino-
aprendizagem. Ao ingressar na gestão, o docente amplia sua compreensão sobre as demandas
institucionais, tendo uma visão mais aprofundada dos desafios administrativos e pedagógicos. Por
outro lado, ao retornar à sala de aula, ele pode se utilizar desses aprendizados em suas práticas
pedagógicas, promovendo melhorias no ensino. Destaca-se, ainda, que a experiência na gestão permite
ao professor tanto contribuir de forma significativa para a organização escolar como para um ensino
mais significativo