AGRUPAMENTOS DE GÊNEROS: IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Agrupamento de gêneros. Cadeia de gêneros. Ensino.
Atualmente, os estudos sobre o ensino dos gêneros na educação básica têm ganhado destaque no âmbito de diversas abordagens teóricas dos estudos da linguagem, como na Linguística Textual, por exemplo, que julga pertinente estudar o gênero nas suas relações com outros tipos de gêneros, tendo em vista que sua produção nas esferas de atividade humana e os mais diversos propósitos comunicativos a que servem. Ensinar gêneros não significa apenas apresentar suas estruturas formais, mas possibilitar que os estudantes compreendam os usos comunicativos, as funções retóricas e os efeitos que esses textos exercem em diferentes contextos. Dessa maneira, o trabalho com agrupamentos de gêneros contribui não apenas para o domínio linguístico e textual, mas também para a inserção cidadã do aluno em práticas reais de leitura e escrita, garantindo que o ensino de língua portuguesa esteja alinhado às demandas sociais e comunicativas. Diante disso, o nosso trabalho tem como objetivo investigar as implicações e possibilidades do trabalho com agrupamento de gêneros na Educação Básica de modo a contribuir para o aprimoramento do ensino de Língua Portuguesa. Partindo do pressuposto de que o ensino de línguas deve ser realizado com base nos gêneros, tendo em vista que o torna mais significativo, contextualizado, para alcançar o objetivo geral, traçamos alguns objetivos específicos em nossa pesquisa: a) Discutir as principais concepções de agrupamentos de gêneros e investigar como documentos oficiais orientam para o trabalho com gêneros discursivos na educação básica; b) Analisar de que modo o agrupamento de gêneros por cadeia pode favorecer o desenvolvimento das capacidades de leitura, escrita, bem como ampliar o repertório de gêneros discursivos dos estudantes no ensino de Língua Portuguesa; c) Elaborar uma proposição didática que integre o trabalho com agrupamentos de gêneros, visando potencializar o ensino de língua portuguesa. Pra tratar sobre os gêneros discursivos, nos embasamos teoricamente em Bakhtin (2016) e Marcuschi (2003; 2008). No que se refere aos agrupamentos de gêneros, falamos a partir de Bezerra (2011; 2012 2023) e Araújo (2021). Com relação ao ensino de gêneros, estamos fundamentados principalmente em Marcuschi (2005); Bueno (2009); Dolz; Noverraz; Schneuwly (2004) e em documentos oficiais da educação como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e mais recentemente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O ambiente da pesquisa-ação foi uma escola pública pertencente à rede municipal de ensino da cidade de Caraúbas, reconhecida como uma das maiores e mais estruturadas instituições do município e será realizada por meio de uma proposta de ensino. A proposta de ensino foi planejada para ser aplicada em cinco encontros. A primeira etapa será realizada por meio de uma oficina, organizada para ser desenvolvida em dois encontros. Após a aplicação da oficina, será proposto à turma o planejamento e o desenvolvimento de um evento, promovido pelos próprios estudantes na instituição de ensino. Essa atividade terá como base a produção de gêneros discursivos agrupados em uma cadeia de gêneros, elaborados de forma articulada para atender a um objetivo comunicativo específico.