O ENSINO DE MÚSICA NO IFPI: Um estudo sobre a integração musical nos cursos técnicos integrados
Cursos técnicos integrados; Integração; Ensino de música e Formação profissional.
Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar se o componente curricular arte, especificamente a linguagem musical, se integra as demais áreas do conhecimento nas turmas dos cursos técnicos integrados ao médio no campus Teresina Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e de que forma acontece. Já os específicos consistem em averiguar como a música está inserida no currículo; verificar como o ensino de música tem contribuído para a formação profissional dos alunos na perspectiva dos professores; identificar que proposta de trabalho tem sido adotada e conhecer qual a visão docente na perspectiva do currículo. Para atender os objetivos propostos neste trabalho, foi adotada a abordagem qualitativa do tipo exploratória, uma vez que esta possibilitará uma maior flexibilidade em sua realização e permitirá ao pesquisador entrar em contato com o campo de trabalho, relacionando-se com o objeto da pesquisa. A coleta das informações, posteriormente transformadas em dados, foi realizada mediante a análise documental e entrevistas junto aos docentes das turmas. As entrevistas foram realizadas de forma semiestruturada. A análise e discussão dos dados se deu ao passo em que os dados foram apresentados sob as lentes dos autores como; Ciavatta (2014), Frigotto; Ciavatta; Fonte (2018), Ramos (2005) (2014), Moura (2014), Kuenzer (2016), Mészarós (2008), Fazenda (2008) (2012), Mozena e Ostermann (2017), Teixeira (2007), Yared (2008), Japiassu (1976) e Penna (2008) (2012) (2015) os quais formaram o referencial teórico central deste trabalho. Os resultados constataram que a música pouco se integra as demais disciplinas do currículo e que esta acontece de forma não intencional.