Banca de DEFESA: DAIANE RAMILE DE OLIVEIRA RODRIGUES

DISCENTE : DAIANE RAMILE DE OLIVEIRA RODRIGUES
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA E IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Matemática. Docência. Prática docente.

A educação matemática e todos os desafios que se apresentam em seu processo de ensino/aprendizagem são temas de grande relevância a serem debatidos tendo em vista sua importância no contexto social, no desenvolvimento do pensamento crítico e nas experiências adquiridas pelos alunos no âmbito escolar. Tais experiências se iniciam formalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental e podem refletir os sentimentos que os alunos terão a respeito da matemática no decorrer de percurso escolar. Dessa forma, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria das Representações Sociais fundamentada por Serge Moscovici (1978) e usando como aporte complementar a Teoria do Núcleo Central de Jean-Claude Abric (2000), buscamos analisar a relação entre a Representação Social de professores dos anos iniciais acerca da Matemática e suas implicações na/para prática pedagógica de pedagogos que lecionam essa disciplina. O estudo realizou-se na cidade de Mossoró/RN, utilizando, como técnica de produção de dados, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com o objetivo de identificar as evocações livres expostas pelos professores, a partir do estímulo indutor: “Para mim, a Matemática é...”. Tais evocações foram processadas e analisadas por meio do programa computacional Ensemble des Programmes Permetant l´Analyse des Evocations (EVOC). Além do teste, realizamos entrevistas semiestruturadas para investigar as metodologias dos docentes nas aulas de matemática e os significados que atribuem a essa prática. Os dados produzidos a partir das entrevistas foram tratados através da Análise de Conteúdo (Bardin, 1979). Os resultados encontrados apontam para indício das representações sociais das professoras ancorados no Núcleo Central a partir dos termos cotidiano, difícil, importante e raciocínio. Além disso, nos mostrou que a representação social das professoras acerca da matemática reflete no modo como algumas delas ensinam a disciplina e em como a maioria deixa transparecer para os alunos a forma como se sentem em relação à disciplina.

Externo à Instituição - ALEXSANDRO COELHO ALENCAR - URCA
Presidente - 12222 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS